3 grandes ideias da Sony, Microsoft e Nintendo que fracassaram completamente

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Ao longo de anos da indústria dos games, a verdade é que pudemos ver muitas coisas dando certo, enquanto outras foram verdadeiros fracassos. Sejam os próprios jogos em si, quanto ideia, consoles, tecnologias.

Com relação aos fracassos no mundo dos games, existem algumas ideias e conceitos que foram simplesmente incríveis, mas que se afundaram completamente muitas vezes por apresentar falhas fundamentais.

Existem também, só que em raras ocasiões, propostas que falharam, ainda que funcionassem bem e com conceitos sólidos e bem estruturados, devido ao marketing extremamente mal feito.

Mas, entre tantas variáveis no mundo dos games, hoje nós vamos trazer algumas ideias que realmente foram muito boas para o mundo dos jogos, tidas pelas maiores empresas do ramo: Sony, Microsoft e Nintendo, mas que simplesmente fracassaram completamente.

O Game Boy Micro (Nintendo)

A família Game Boy foi um verdadeiro fenômeno, e o último membro dessa família foi o Game Boy Micro, lançado em 2005, e muito elogiado pela Nintendo por ser um dos menores consoles de videogame já feitos.

E quando se fala que era um dos menores consoles já feitos, não é mentira: com somente 10×5cm de tamanho e com menos de 2cm de espessura, o Micro cumpriu a promessa que muitos consoles portáteis prometiam, que era caber no bolso.

O console tinha uma tela de 2 polegadas e era muito legal, especialmente por ser tão pequena. Além disso, sua escassa resolução de 240×160 ainda conseguia parecer impressionante devido ao seu pequeno tamanho.

O que deu errado?

No entanto, o Game Boy Micro foi considerado um fracasso por uma combinação de fatores, como a chegada tardia quando o foco da Nintendo estava mudando para o Nintendo DS, a incompatibilidade com jogos antigos, preço pouco competitivo e a falta de marketing da própria Nintendo.

Xbox Fitness (Microsoft)

Imagina a seguinte situação: é novembro de 2013 e você gastou incríveis R$ 2.300 para comprar um Xbox One novinho e com uma grande tecnologia, o Kinect, que era um marco para a época.

Quando você gasta dinheiro com um console e jogos, a verdade é que muitas vezes a rotina de exercícios fica de lado para podermos jogar, certo? Mas, calma! A Microsoft então acabava de criar o Xbox Fitness.

O Xbox Fitness era um aplicativo gratuito que lhe permitia experimentar vários programas de condicionamento físico, enquanto monitorava seu progresso nessa rotina fitness com seu Kinect.

O aplicativo não somente te passaria uma rotina de exercícios, como também estimaria sua frequência cardíaca e até mesmo as calorias que você estava queimando, dando-lhe, no final, uma pontuação com base na sua precisão.

O que deu errado?

Muito embora o Xbox Fitness tenha tido um bom começo, com os jogadores fazendo uso dos exercícios de testes gratuitos, esses testes não se traduziam em compras reais de séries completas de exercícios.

Honestamente, a maioria dos usuários do Xbox Fitness apenas utilizou o aplicativo para testar o Kinect, e a maioria esmagadora dos usuários não gastariam um único centavo para ter treinos completos, assim, com o tempo, o Xbox Fitness foi simplesmente jogado no lixo (ainda que a Microsoft tivesse insistido por alguns anos nele).

PlayLink (Sony)

Durante muitos anos, a Sony tentou alcançar o público casual que o Wii (e em menor escala o Nintendo DS) conquistou, mesmo antes desses consoles existirem. Alguns esforços deram certo, como o Buzz e SingStar no PS2, mas outros, como o Wonderbook, fracassaram completamente.

O PlayLink foi uma das tentativas mais recentes, e trata-se de uma linha de jogos para PS4 que usam celulares e tablets como controle, com a ideia de que todo mundo sabe usar um smartphone, mas nem todos dominam seu controle (DualShock).

O PlayLink não era um único jogo, mas sim uma linha de jogos de PlayStation 4 projetados para serem jogados a partir de smartphones e tablets como controle, em vez do tradicional controle DualShock do PlayStation.

Para utilizar o PlayLink, o jogador baixava um aplicativo específico para cada jogo na App Store e Google Play, o celular se conectava ao PS4 pela mesma rede Wi-Fi e o app passava a funcionar como controle.

O que deu errado?

O PlayLink foi uma iniciativa da Sony lançada em 2017 para o PS4 com o objetivo de atrair jogadores casuais utilizando smartphones e tablets como controles. Apesar da proposta inovadora, o projeto enfrentou inúmeros desafios que levaram ao seu fracasso completo.

Os principais motivos que levaram o PlayLink ao fracasso incluem a falta de divulgação, onde o público geral nem teve conhecimento direito sobre a existência dessa plataforma, sua compatibilidade super limitada com dispositivos móveis, e a experiência de usuário inconsistente, já que para cada jogo era preciso um app novo.

Ricardo Junior
Ricardo Juniorhttps://guildmaster.com.br
Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país

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