Os fãs de Pokémon sempre sonharam com jogos de mundo aberto, em que se pode capturar criaturas com diferentes habilidades e aproveitar várias aventuras ou mesmo batalhas incríveis.
Após anos de espera, os fãs de Pokémon finalmente tiveram o primeiro jogo de mundo aberto lançado. Isso aconteceu em 2022 com o lançamento do icônico jogo Pokémon Legends: Arceus.
Mas, para quem não possui um Nintendo Switch e não pode jogar o game, ou mesmo para quem já completou todos os objetivos do game e quer jogar um jogo na mesma pegada e de mundo aberto, vamos te trazer algumas excelentes opções de jogos. Confira!
Palworld
Palworld é um jogo que mistura vários elementos de Pokémon e sobrevivência em um mundo aberto. No game, você pode capturar criaturas chamadas “Pals” que podem te ajudar tanto em combate quanto para construir ou mesmo operar máquinas.
O jogo tem um tom bastante polêmico pelas semelhanças com Pokémon, mas é muito divertido, e além de te dar toda a liberdade de mundo aberto, você poderá utilizar seus “Pals” para construir sua própria fortaleza, utilizá-los como armas ou mesmo para trabalhos em massa.
Palword está disponível para: PC, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S
Temtem
Temtem é um MMORPG com grande inspiração em Pokémon, no entanto, com uma abordagem um tanto quanto mais focada em batalhas mais estratégicas, tal como em uma comunidade online mais ativa que é clássica no gênero.
O game tem um mundo “semiaberto” repleto de ilhas e biomas diferentes, tendo NPCs super carismáticos e dezenas de criaturas que você pode capturar. Um dos grandes diferenciais é o sistema de combate em duplas, trata-se de uma espécie de “Pokémon MMORPG”.
Temtem está disponível para: PC, PS5, Xbox Series X/S, Switch
Cassette Beasts
Cassette Beasts é um game com visual numa pegada retrô moderna, com uma trilha sonora bem divertida, onde a proposta é gravar os monstros em fitas cassetes e depois se transformar neles para lutar.
O game não possui um mundo aberto no sentido tradicional como Zelda Breath of the Wild, mas ele oferece aos jogadores uma estrutura de exploração bem divertida semiaberta, com vários mapas que são interconectados e nada lineares.
Aqui, o grande destaque do jogo é seu sistema de fusão de monstros, que permite que os jogadores façam combinações totalmente únicas com os mais variados poderes, combinando a nostalgia com a inovação.
Cassette Beasts está disponível para: PC, Xbox, Switch, Android
Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin
Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin é um spin-off da famosa franquia Monster Hunter. O game tem uma proposta completamente diferente dos principais títulos da série, em vez de caçar monstros, você captura monstros, treina eles, monta neles, e os usa em batalhas de turnos.
O mundo semiaberto é extremamente bem construído, com várias regiões, sidequests, coleta de recursos e monstros lendários espalhados pelo mapa. Para quem quer jogar Pokémon num estilo mais épico, esse título é uma excelente escolha.
Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin está disponível para: PC, Switch
DokeV
DokeV é um tanto quanto diferente dos demais. Isso porque é um jogo ainda em desenvolvimento, mas é um dos títulos mais aguardados do gênero. Desenvolvido pela Pearl Abyss (de Black Desert Online), o game promete um mundo aberto gigantesco, gráficos lindos e uma proposta no estilo Pokémon.
A ideia de DokeV é que os jogadores capturem criaturas chamadas “Dokebi”, que são inspiradas no folclore coreano. Apesar de ainda não ter uma data oficial de estreia, os trailers já mostram um gameplay frenético, extremamente livre e divertido.