5 MMORPGS mais aguardados cancelados antes do lançamento

Publicado:

Os MMORPGs costumam ser jogos que acabam levando muito tempo para serem lançados, isso porque costumam ser bem complexos e consequentemente exigem um investimento muito alto de tempo, dinheiro e recursos humanos.

No entanto, mesmo que as empresas invistam milhões de dólares na produção de alguns jogos, um fato um tanto quanto curioso no mundo dos MMORPGs é que alguns deles acabam sendo cancelados antes mesmo de serem lançados.

Em outras palavras, existem alguns jogos em que as empresas investiram alto tanto em tempo, dinheiro quanto em recurso humano, e no final das contas, simplesmente cancelaram a produção dos jogos por diferentes motivos.

A seguir, vamos te contar alguns dos títulos mais aguardados, dos quais existia grande expectativa por parte dos jogadores, muito tempo e dinheiro investido por parte das empresas, mas que simplesmente foram cancelados antes mesmo de ser lançado.

Blue Protocol (Bandai Namco)

Um dos jogos mais aguardados dos últimos tempos, especialmente para quem é fã de MMORPG com uma pegada mais anime, era Blue Protocol. Após vários adiamentos, o jogo finalmente foi anunciado, inicialmente no Japão.

No entanto, no dia 18 de janeiro de 2025, antes mesmo do lançamento global, a Bandai Namco anunciou que o jogo teria os servidores encerrados, e consequentemente o lançamento global planejado em parceria com a Amazon Games foi cancelado.

A empresa alegou que, embora tivesse colocado muitos esforços para trazer uma boa experiência para os jogadores, não foi possível atingir esse objetivo. Consequentemente, o jogo foi descontinuado e os jogadores de outros países fora do Japão nem conseguiram testar o jogo.

Titan (Blizzard)

Com receio de que algum outro jogo pudesse descambar World of Warcraft, a Blizzard iniciou em 2007 o desenvolvimento de Titan, que seria uma espécie de sucessor direto do aclamado WoW.

No entanto, em 2014, após 7 anos de trabalho e incríveis 80 milhões de dólares gastos, a empresa encerrou o desenvolvimento do projeto alegando que o jogo trazia “partes que não se conversavam”.

Uma curiosidade quanto à Titan é que a Blizzard utilizou parte da equipe destinada a criar seu novo MMO, para desenvolver um dos games mais populares da atualidade: Overwatch.

EverQuest Next (Daybreak Games)

Anunciado em 2013, EverQuest Next começou a ser desenvolvido na Sony Online Entertainment, uma prima corporativa da divisão PlayStation. O game era muito aguardado, especialmente pela popularidade de EverQuest.

No entanto, no dia 11 de março de 2016, a desenvolvedora Daybreak Games anunciou que EverQuest Next foi cancelado, com a declaração oficial da produtora alegando que o MMORPG simplesmente não era divertido de se jogar.

Marvel Universe Online

Anunciado em 2021, um dos jogos mais aguardados pelos fãs da Marvel era justamente um MMO da franquia. O jogo estava sendo desenvolvido pela Daybreak Games, o estúdio que inclusive lançou DC Universe Online.

A expectativa era de injetar cerca de 50 milhões de dólares no projeto da Marvel para três anos. No entanto, segundo a empresa, com base na reavaliação do perfil de risco de desenvolvimento, tamanho do investimento e da estratégia, o conselho mudou as prioridades de desenvolvimento e cancelou o projeto.

World of Darkness (CCP Games)

World of Darkness era um promissor MMORPG baseado no universo de Vampiro: A Máscara, que prometia aos jogadores trazer uma experiência sombria e repleta de intrigas. O game estava em desenvolvimento pela CCP Games, a mesma que produziu EVE Online.

No entanto, após incríveis oito anos desde o seu anúncio, a CCP Games revelou que o desenvolvimento do MMO estava cancelado. Com isso, fãs de Vampiro: A Máscara nunca tiveram um MMORPG ambientado no mundo de um dos RPGs mais famosos do mundo.

Ricardo Junior
Ricardo Juniorhttps://guildmaster.com.br
Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país

Mais recentes

Relacionados