No mundo dos MMORPGs se tem uma coisa com a qual os jogadores precisam conviver é com a espera. Normalmente, um título é anunciado e pode-se passar vários anos até que o jogo seja finalmente lançado oficialmente.
A verdade é que existem vários jogos que estão há anos (ou até décadas) em desenvolvimento, mas que nunca são oficialmente lançados. Alguns acabam caindo no limbo do desenvolvimento, enquanto outros ainda têm a promessa de serem lançados algum dia.
Para te mostrar como o mundo dos MMORPGs é complicado e às vezes os fãs precisam esperar anos para jogar um novo título, vamos listar alguns jogos que são prometidos há tantos anos, mas nunca são lançados.
Ashes of Creation (2017 – ???)

Ashes of Creation começou a ser desenvolvido em 2017 após arrecadar mais de 3 milhões de dólares em uma vaquinha. Criado pela Intrepid Studios, o game promete um mundo dinâmico em que as ações dos jogadores moldam cidades, reinos e até mesmo a sua economia.
Desde seu anúncio, o game passou por vários testes, alfa e reformulações, e o fundador, Steven Sharif, já chegou a financiar grande parte do game do seu próprio bolso para garantir que o mesmo saísse sem interferência dos investidores.
Esse é sem dúvida um dos MMORPGs mais aguardados pelos fãs e o último teste, chamado Alpha 2, aconteceu em outubro do ano passado. Mas, 8 anos após o anúncio do game, que ainda é super hypado, seguimos sem uma data de estreia oficial.
Star Citizen (2012 – ???)

Há incríveis 13 anos atrás, começou a ser desenvolvido Star Citizen, um MMO que já foi gasto mais de 700 milhões de dólares e ainda não tem nenhuma previsão de lançamento pela frente.
Apesar de não ser, um MMORPG de fato, Star Citizen é um dos projetos mais ambiciosos e demorados da história dos jogos. Inicialmente, o game estava previsto para ser lançado em 2017, mas, 8 anos após a data de lançamento inicial, ainda não existe nada com relação à sua possível data de estreia.
Chronicles of Elyria (2016 – ???)

Prometido como um grande MMORPG inovador, onde os personagens envelhecem e morrem, Chronicles of Elyria arrecadou milhões de dólares em crowdfunding, mas no dia 26 de março de 2020, o chefe Jeromy Walsh anunciou que o estúdio estava sem dinheiro e toda a equipe de desenvolvimento do game foi demitida.
Como consequência, muitos fãs que ajudaram na vaquinha do jogo entraram com processo contra o Soulbound Studios, mas, não deu em nada e o tribunal encerrou o caso em 2022. Mas, o fato curioso é que, depois de tudo isso, alguns desenvolvedores alegaram que ainda estavam trabalhando no game, mas sem qualquer previsão de lançamento.
Camelot Unchained (2013 – ???)

Desenvolvido para ser o sucessor espiritual de Dark Age of Camelot, Camelot Unchained MMORPG arrecadou milhões de dólares em crowdfunding em 2013, justamente porque a ideia do game acabou chamando muito a atenção dos jogadores.
No entanto, 12 anos depois, a empolgação dos players/investidores cedeu espaço para frustração, consequentemente o game foi completamente esquecido, mas está até hoje em desenvolvimento sem qualquer data de lançamento.
Into the Echo (2021 – ???)

Into the Echo foi anunciado em 2021 e prometia ser um MMORPG super inovador, em que os players poderiam viajar no tempo para influenciar eventos e a história do mundo. O jogo chamou muito a atenção pela proposta de viagem no tempo.
No entanto, após quatro anos de anúncio, o game em desenvolvimento pela ETLOK Studios quase não teve novas informações divulgadas e não se sabe se o projeto foi simplesmente abandonado, se está parado, se encontra dificuldades internas ou se está sendo desenvolvido em silêncio.