A indústria de jogos vem tendo avanços extraordinários, conseguindo alcançar um realismo impressionante. São tecnologias modernas, que permitem aos desenvolvedores criarem mundos virtuais com gráficos realistas, física precisa e mecânicas que imitam a vida real.
Essa evolução trouxe experiências imersivas, mas também tem feito os jogadores pensarem até que ponto o realismo pode comprometer a diversão? Muitos jogos que tentaram ser realistas que o possível, acabaram estragando a diversão de muitos jogadores.
Muitos desses jogos, devido ao excesso de realismo, acabaram ficando cansativos ou até entediantes, fazendo muita gente desistir deles. Para você entender melhor, selecionamos 6 jogos que passaram do ponto e estragaram a diversão de muitos jogadores.
Arma 3

Arma 3 é um videogame de mundo aberto militar tático de tiro em primeira e terceira pessoa desenvolvido pelo estúdio checo Bohemia Interactive Studio, para Microsoft Windows. Foi lançado em 12 de setembro de 2013.
Viva um jogo de combate realista num mundo aberto militar descomunal. Apresentando uma grande variedade militar para um ou mais jogadores, mais de 20 veículos e 40 armas, e oportunidades ilimitadas para criação de conteúdo, este é o principal jogo militar para PC. Autêntico, diverso, aberto. O jogo é quase um simulador de guerra.
Microsoft Flight Simulator

Microsoft Flight Simulator é uma franquia de simuladores de voo virtuais para computador e console. Criado pela Microsoft para uso doméstico, a série conta com 14 títulos disponíveis. É um jogo/simulador que utiliza imagens de satélite e dados meteorológicos reais para criar uma reprodução extremamente precisa do planeta Terra, permitindo que os jogadores sobrevoem cidades reais.
Neste jogo, é preciso ter paciência e habilidades de navegação avançadas. Para um jogador casual, a experiência pode ser excessivamente cansativa.
Assetto Corsa Competizione

Graças à qualidade extraordinária da simulação, Assetto Corsa Competizione permite que você experimente a atmosfera real do campeonato GT3, competindo contra motoristas, equipes, carros e circuitos oficiais reproduzidos no jogo com o mais alto nível de precisão já obtido. Corridas de Velocidade, Resistência e 24 Horas de Spa ganharão vida com um nível de realismo incrível, tanto no modo para um único jogador quanto para multijogadores.
No entanto, para aqueles que buscam uma experiência mais arcade, o jogo pode parecer desnecessariamente difícil.
Escape from Tarkov

Escape from Tarkov é um videogame de tiro em primeira pessoa que está sendo desenvolvido pelo estúdio russo Battlestate Games. Um alfa fechado do jogo foi disponibilizado para usuários selecionados em 28 de dezembro de 2016.
O jogo vai exigir que você gerencie um inventário meio complicado e sobreviva a lesões graves que afetam a forma de como é jogado. Esse é um dos motivos que vem afastando os jogadores desse game.
Death Stranding

Do lendário diretor Hideo Kojima, surge uma experiência que desafia gêneros, ainda maior em DIRECTOR’S CUT. No futuro, um evento misterioso conhecido como Death Stranding abriu uma passagem entre os vivos e os mortos, resultando em criaturas grotescas do pós-vida andando pelo mundo arruinado, marcado por uma sociedade desolada.
Jogando como Sam Bridges, sua missão é entregar esperança à humanidade ao conectar os sobreviventes de uma América devastada. Para alguns, essa proposta de Death Stranding é legal e até mesmo divertida, mas para outros jogadores, Death Stranding é apenas uma experiência cansativa que não vale a pena.
Red Dead Redemption 2

Red Dead Redemption 2 é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido e publicado pela Rockstar Games. É o terceiro título da série Red Dead e uma prequela de Red Dead Redemption, tendo sido lançado em outubro de 2018 para PlayStation 4 e Xbox One e em novembro de 2019 para Microsoft Windows e Google Stadia.
Arthur Morgan e a gangue Van der Linde são bandidos em fuga. Com agentes federais e os melhores caçadores de recompensas no seu encalço, a gangue precisa roubar, assaltar e lutar para sobreviver no impiedoso coração dos Estados Unidos. Conforme divisões internas profundas ameaçam despedaçar a gangue, Arthur deve fazer uma escolha entre os seus próprios ideais e a lealdade à gangue que o criou.
Agora com conteúdo adicional no Modo História e um Modo Foto repleto de recursos, Red Dead Redemption 2 também inclui acesso gratuito ao mundo compartilhado de Red Dead Online. Nele, os jogadores assumem uma diversidade de ofícios para construir suas próprias trajetórias na fronteira, seja perseguindo criminosos procurados como Caçador de Recompensa, estabelecendo um negócio como Mercador, escavando tesouros exóticos como Colecionador ou operando uma destilaria subterrânea como Moonshiner.
Muitos jogadores acham que o exagero no realismo acabou pesando demais. A movimentação do protagonista Arthur Morgan é deliberadamente lenta, as animações são demoradas, e até tarefas simples, como saquear inimigos ou caçar, vai exigir do jogador muita paciência.