Fiquei intrigado com a recente revelação da Nightdive Studios sobre seus planos frustrados de remasterizar um dos jogos mais icônicos do Nintendo 64.
O estúdio, conhecido por trazer de volta títulos abandonados para plataformas modernas, teve uma ideia ambiciosa que poderia ter reacendido a nostalgia de muitos jogadores, mas acabou enfrentando um obstáculo intransponível.
Em uma entrevista ao VGC, Stephen Kick, chefe da Nightdive Studios, compartilhou que a equipe elaborou um plano sólido para remasterizar GoldenEye 007, um dos jogos de tiro em primeira pessoa mais influentes da história.
Lançado em 1997 pela Rare e publicado pela Nintendo, GoldenEye 007 foi baseado no filme de James Bond de 1995 e revolucionou o gênero FPS com sua campanha envolvente e modo multiplayer deathmatch para até quatro jogadores, que se tornou lendário entre os fãs.
O jogo é frequentemente citado ao lado de clássicos como Doom, Half-Life e Wolfenstein 3D por sua importância no desenvolvimento do gênero.
A Nightdive, sediada em Vancouver, Washington, e fundada por Stephen e Alix Kick, já tinha até o apoio da MGM e da Eon, detentoras dos direitos de James Bond, para o projeto.
No entanto, ao apresentar a proposta à Nintendo, a resposta foi um categórico “não”. Segundo Kick, a Nintendo afirmou que “nenhuma third party jamais tocará em qualquer coisa da Nintendo, nunca”, e a justificativa da empresa foi “mínima”. O estúdio investiu muito esforço no pitch, o que tornou a recusa ainda mais decepcionante.
Leia+: Pokémon GO garante aos jogadores que o jogo não passará por ‘grandes mudanças’
O legado de GoldenEye e o futuro no Switch 2

GoldenEye 007 já está disponível no catálogo de jogos de Nintendo 64 do Nintendo Switch, e durante o recente Direct da Nintendo, foi anunciado que esses jogos receberão melhorias no Switch 2, que será lançado em 5 de junho de 2025.
As novidades incluem mapeamento personalizado de botões, uma opção de retroceder o jogo e um filtro retrô, o que deve aprimorar a experiência nostálgica para os fãs.
Apesar disso, muitos jogadores, inclusive eu, acreditam que um remaster completo pela Nightdive poderia ter levado GoldenEye 007 a um novo patamar, com gráficos atualizados e mecânicas modernizadas.
A Nightdive Studios é conhecida por remasterizar jogos clássicos, como Turok 3, Star Wars: Dark Forces, The Thing e Quake 2, trazendo-os de volta para o público moderno.
Recentemente, o estúdio enfrentou desafios com o desenvolvimento de System Shock 3, cujo futuro permanece incerto, o que mostra que nem todos os projetos saem como planejado.
Mesmo assim, a Nightdive não desacelera: a equipe agora planeja remasterizar jogos da era do Xbox 360 e PlayStation 3, e está pedindo sugestões da comunidade sobre quais títulos reviver.
Algumas das ideias mais populares entre os fãs incluem Lost Odyssey, Blue Dragon, The Darkness e Yakuza: Dead Souls, o que indica que há muito interesse em revisitar esses clássicos.
A decisão da Nintendo, embora compreensível dado o controle rígido que a empresa exerce sobre suas propriedades, deixou muitos jogadores sonhando com o que poderia ter sido.