Tá jogando The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered e quer adicionar um toque sombrio ao seu personagem virando um vampiro em Cyrodiil? Ou talvez você já seja um vampiro e precisa curar a doença antes de torrar no sol?
Vou te explicar como se tornar um vampiro, os prós e contras de ser um, onde encontrar comida e como curar o vampirismo com uma quest. Vamos lá?
Como se tornar um vampiro em Oblivion Remastered
Pra virar vampiro, você precisa contrair a doença Porphyric Hemophilia. Isso acontece de duas formas:
- Combate com vampiros: Você pode pegar a doença ao tomar dano de vampiros ou criaturas infectadas. Lugares como Memorial Cave (sudeste da Imperial City), Crowhaven (noroeste de Anvil) ou fortes infestados como Fort Farragut são cheios de vampiros. Quando um vampiro te atacar, há uma chance (cerca de 10%) de você contrair a doença – você verá a mensagem “You have contracted Porphyric Hemophilia”.
- Dark Brotherhood: No final da questline da Dark Brotherhood, o NPC Vicente Valtieri, que é um vampiro, te oferece a chance de se tornar um. Aceite a oferta dele, e ele te infecta diretamente.
Ativando o Vampirismo:
Depois de contrair a doença, você precisa descansar em uma cama por 72 horas (3 dias) pro vampirismo se manifestar. Isso significa que você tem 3 dias pra curar a doença antes de virar vampiro – se não quiser, pule pra seção de cura abaixo.
Como curar o vampirismo em Oblivion Remastered
Se você não quer ser vampiro ou já virou um e tá sofrendo com os efeitos, há duas formas de se curar:
- Antes de virar vampiro (Dentro de 72 Horas): Se ainda não se passaram 72 horas desde que você contraiu Porphyric Hemophilia, use um item com efeito Cure Disease, como uma poção (você pode comprar em lojas como The Gilded Carafe na Imperial City) ou um pergaminho. Outra opção é visitar um altar em qualquer capela (ex.: Great Chapel of Mara em Bravil) e rezar pra remover a doença.
- Depois de virar vampiro (Após 72 Horas): Se você já é um vampiro, a cura é mais complicada e exige completar a quest Vampire Cure. Fale com Raminus Polus na Arcane University, em Skingrad (você precisa ter acesso à universidade, o que exige avançar na questline da Guilda dos Magos). Ele te manda falar com Melisande, uma bruxa em Drakelowe, que pede 5 itens pra criar a poção de cura:
Itens necessários pra cura:
- 5 Grand Soul Gems (vazias): Encontradas em baús de masmorras (nível 11 ou acima) ou roubadas de vitrines na Arcane University.
- 2 Bloodgrass: Um capim vermelho alto, comum em lojas de Alquimia ou encontrado em portões de Oblivion.
- 6 Garlic: Um ingrediente comum, vendido em lojas e tavernas ou encontrado na West Weald, perto de Skingrad.
- 5 Nightshade: Encontrada na West Weald, vendida em lojas de Alquimia ou em algumas tavernas como a Roxey Inn.
- Argonian Blood: Você precisa esfaquear um Argonian com a Enchanted Dagger que Melisande te dá – qualquer Argonian serve, como o Seed-Neeus em Chorrol.
- Ashes of Hindaril: Mate o vampiro Hindaril em Redwater Slough, uma caverna ao sul de Bravil.
Depois de entregar os itens, Melisande te dá a poção Cure for Vampirism. Use ela pelo menu de itens (aba Potions) pra se curar. Após usar a poção, você fica imune a virar vampiro de novo – se contrair Porphyric Hemophilia outra vez, ela age como uma doença normal, que pode ser curada com Cure Disease, e dormir não vai te transformar.
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Vale a pena ser vampiro em Oblivion Remastered?
Ser vampiro tem vantagens e desvantagens, que mudam dependendo de quanto tempo você fica sem se alimentar. Quanto mais tempo sem sangue (de 1 a 4+ dias), mais fortes ficam os bônus, mas também os pontos negativos. Aqui está o resumo:
Benefícios do vampirismo
Os bônus aumentam com base no tempo desde sua última alimentação:
1 Dia (25% Vampirismo):
- Atributos: +5 em Strength, Willpower, Speed, Acrobatics, Athletics, Destruction, Hand to Hand, Illusion, Mysticism e Sneak.
- Resistência: 5% a dano normal (não mágico).
- Habilidade: Hunter’s Sight (Night Eye por 30 segundos + Detect Life a 100 pés por 30 segundos).
2 Dias (50% Vampirismo):
- Atributos: +10 nos mesmos atributos.
- Resistência: 10% a dano normal.
- Habilidade: Vampire’s Seduction (Charm 50 pontos por 20 segundos, uma vez por dia).
3 Dias (75% Vampirismo):
- Atributos: +15 nos mesmos atributos.
- Resistência: 15% a dano normal.
- Habilidade: Reign of Terror (Silence por 60 segundos + Demoralize em alvos até nível 7 por 60 segundos, uma vez por dia).
4+ Dias (100% Vampirismo):
- Atributos: +20 nos mesmos atributos.
- Resistência: 20% a dano normal.
- Habilidade: Embrace of Shadows (Night Eye por 90 segundos + Invisibility por 180 segundos).
Desvantagens do Vampirismo
Os pontos negativos também aumentam com o tempo sem se alimentar:
1 Dia (25% Vampirismo):
- Fraqueza ao Fogo: 20%.
- Dano do Sol: 0 HP por segundo (sem dano ainda).
2 Dias (50% Vampirismo):
- Fraqueza ao Fogo: 30%.
- Dano do Sol: 1 HP por segundo.
3 Dias (75% Vampirismo):
- Fraqueza ao Fogo: 40%.
- Dano do Sol: 4 HP por segundo.
4+ Dias (100% Vampirismo):
- Fraqueza ao Fogo: 50%.
- Dano do Sol: 8 HP por segundo.
Gerenciando o vampirismo:
Se você se alimentar uma vez por dia, volta pro Estágio 1 (25%), mantendo os bônus básicos sem sofrer dano do sol. Mas se ficar sem se alimentar por 4 dias ou mais, o dano do sol (8 HP por segundo) pode te matar rápido, especialmente se seu HP for baixo.
Outros detalhes
- Sem Quests Extras: Ser vampiro não desbloqueia missões únicas, exceto a quest pra se curar.
- Sem Perseguição: NPCs não te atacam por ser vampiro, mas sua aparência muda (pele pálida, olhos vermelhos), e no Estágio 4, alguns podem se recusar a falar com você.
- Exploração Difícil: No Estágio 3 ou 4, o dano do sol torna missões diurnas quase impossíveis, então planeje fazer tudo à noite ou em locais fechados.
Melhores lugares pra se alimentar como vampiro
Pra se alimentar sem chamar atenção, escolha lugares onde NPCs dormem:
- Acampamentos: Lugares como o Gottshaw Inn ou o Brindle Home têm NPCs dormindo à noite, sem testemunhas por perto.
- Tavernas: Tavernas como a Roxey Inn (norte da Imperial City) ou a Inn of Ill Omen (ao norte de Bravil) têm quartos com NPCs dormindo – entre à noite, use Sneak pra não acordar ninguém, e se alimente.
- Dica: Sempre se alimente à noite pra evitar o sol, e use sua habilidade Sneak (que já é aumentada pelo vampirismo) pra não ser pego – ser pego te dá uma multa de 40 ouro.
Vale a pena?
Ser vampiro é ótimo pra builds stealth ou mágicas, já que os bônus em Sneak, Illusion e Destruction são incríveis, e habilidades como Invisibility (no Estágio 4) são muito úteis.
Mas o dano do sol e a fraqueza ao fogo podem ser um problema, especialmente em missões diurnas ou contra inimigos que usam magia de fogo, como Daedra.