Se você está tentando conquistar o Troféu Diploma em Blue Prince, prepare-se para um dos desafios mais complicados do jogo! O exame final da Sala de Aula exige que você construa várias salas em uma única run e ainda acerte um monte de perguntas em um tempo apertado.
Parece intimidador, mas não se preocupe: este guia vai te mostrar o caminho das pedras, com todas as respostas corretas e dicas para garantir aquele A+ (ou pelo menos um A) que libera o troféu.
O que é o exame final e o troféu diploma?
O Troféu Diploma é desbloqueado ao tirar nota A ou superior no exame final da Sala de Aula, um teste com 46 perguntas de múltipla escolha que cobre tudo o que você aprendeu explorando o jogo.
Para chegar ao exame, você precisa construir nove Salas de Aula em uma única run, e depois encarar o desafio com um limite de 30 minutos e, cuidado, não dá pra mudar as respostas depois de escolher! É um teste que exige preparo, mas com as respostas certas e um pouco de organização, você vai tirar de letra.
Leia+: Blue Prince: Todas as localizações das Chaves do Santuário
Como chegar ao exame final
Antes de mergulhar nas respostas, você precisa garantir que pode construir as nove Salas de Aula. Aqui está o que fazer:
Desbloqueie a sala de aula no drafting studio:
- Vá até o Drafting Studio e libere o projeto (floorplan) da Sala de Aula. Isso permite que ela apareça como opção para construir.
Construa a schoolhouse:
- No dia em que a Schoolhouse aparecer como uma sala externa (Outer Room), construa-a. Ela adiciona oito cartas de Sala de Aula ao seu baralho de construção para aquele dia.
Monte nove salas de aula:
- Use as oito cartas da Schoolhouse e mais uma Sala de Aula (liberada pelo Drafting Studio) para construir nove Salas de Aula no mesmo dia.
- Cada Sala de Aula custa 1 gema, então tenha pelo menos 9 gemas no bolso.
- Não precisa construir todas de uma vez, mas as nove devem estar no casarão até o final do dia.
Por que nove salas?:
- Cada Sala de Aula representa um “ano” ou nível, com lições sobre temas como Cores, Arte, Ciência, Geografia, História, Matemática, Álgebra e Língua Erajan. Essas lições contêm pistas para o exame final e até para outros quebra-cabeças do jogo, como o Billiards/Darts Puzzle (Matemática) ou o Castle Cipher (Geografia e Erajan).
O Exame:
- A nona Sala de Aula que você construir terá o exame final. Sente-se na carteira, pegue o lápis e prepare-se para responder 46 perguntas em 30 minutos reais. Você pode sair para consultar pistas nas outras Salas de Aula, mas o tempo não para!
Dica: Tenha um caderno ou uma aba aberta com as respostas (como este guia!) para não perder tempo. As perguntas não mudam, então você pode se preparar com antecedência.
Todas as respostas corretas do exame final
Aqui estão todas as 46 respostas corretas do exame final, organizadas por tema para facilitar. As perguntas cobrem o que você aprendeu nas Salas de Aula, em livros, cartas e até detalhes do lore de Blue Prince.
Cores
- Red (Vermelho – Fenn Aries tem a bandeira vermelha)
- Oris
- Orange (Laranja)
- A Greenhouse in Corarica (Uma estufa em Corarica – Corarica é laranja, não verde)
- Yellow (Amarelo – banana é a fruta mais alta)
Matemática
- 0
- 24
- 11
- 4
- 1
- 1
Ciência
- Carbon (Carbono)
- Ne (Neônio)
- LL
- Silver (Prata)
- Radon
- 2
Geografia
- Morning Bay (Baía da Manhã)
- 2
- Corarica
- Mountain (Montanha – triângulo duplo serrilhado)
- Fenn Aries
- Mt. Holly, Reddington, Fenn Aries
Arte
- Hay Bale and Mug of Ale (Fardo de Feno e Caneca de Cerveja)
- Jungle (Selva – não aparece na Sala de Aula 5)
- Realize
- I (a diferença entre Orindia e Orinda é a letra “i”)
História
- General Teskin (Primeiro governante coroado de Fenn Aries)
- Sixth Era (Sexta Era – a guerra foi na 5ª, então estamos na 6ª)
- Twenty Two Years (22 anos – duração da Guerra na 5ª Era)
- Grand City of Fenn (Primeira capital de Fenn Aries)
- Nuance (País que deu o dirigível verde, visto nos slides de história)
- Colossus Orinda (Marco da batalha decisiva da Guerra em 1836)
Álgebra
- 36 (Equação: +6 ao quadrado em um círculo)
- 6 (Equação: -3 ao quadrado em um círculo -3)
- 21 (Equação: +12 em um diamante em um círculo)
- 4 (Equação: +11/3 em um círculo com duas linhas onduladas)
- 14 (Equação: +4 ao quadrado em um círculo +5*2-1 em um diamante)
- 200 (Equação: +5/23 em um círculo com quatro linhas onduladas -16+100 com seis linhas)
Língua Erajan
- Hew (Casa em Erajan)
- New Gate (NEVYAIT significa “Portão Novo”)
- My tree is not very old (Minha árvore não é muito velha – a frase que não é “Treuvenle”)
- Ulraajoram
- Le
- Ajinn Ett Ovtrei Issja Treivo (Traduz como “Você tem um nome muito, muito longo”)
- Answer D (Número 8 em um diamante, círculo e quadrado – 46 é o número sagrado dos Arejans)
Dicas para o exame
- Gerencie o Tempo: Você tem 30 minutos reais, e o cronômetro não pausa. Tenha as respostas à mão (abra numa aba) para não perder tempo procurando.
- Sem Volta: Após escolher uma resposta, ela está travada. Leia com atenção para evitar erros bobos.
- Consulte as Salas: Se quiser jogar “limpo” sem guias, você pode sair da nona Sala de Aula e voltar às anteriores para checar pistas (como slides de história ou tabelas de Erajan). Mas isso consome tempo, então use só se estiver confiante.
- Álgebra: Entenda os símbolos: Quadrado: Eleva o número ao quadrado, Diamante: Inverte os dígitos (ex.: 12 vira 21), Linhas onduladas: Arredondam o número (uma linha = unidades, duas = dezenas, três = centenas).
- História: O livro History of Orindia (50 ouros na livraria) tem muitas respostas. Se puder, compre antes do exame.
- Língua Erajan: As palavras e regras estão na Sala de Aula de nível 6 ou 7. Anote prefixos, sufixos e raízes se for jogar sem guia.
Como pegar o troféu diploma

Depois de responder todas as 46 perguntas, termine o dia como quiser (explorando mais salas ou descansando). No próximo dia do jogo, vá até a Entrada Principal (Entrance Hall) e cheque a mesa: haverá um envelope com sua nota.
Se você tirou A ou A+, o Troféu Diploma estará lá, brilhando e pronto para sua coleção! Não precisa acertar 100% das perguntas, um A (geralmente acima de 90%) já é suficiente.
Nota: Se tirar B ou menos, você não ganha o troféu, mas pode tentar novamente em outra run, desde que construa as nove Salas de Aula de novo.