Bionic Bay: Como um post no Reddit deu vida a um dos jogos mais geniais de 2025

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Enquanto empresas gigantes do mundo dos games tentam trabalhar em jogos perfeitos, vivem em meio a reuniões que envolvem acionistas, desenvolvedores e, por vezes, até grupos de testes. No entanto, a coisa é bem diferente para criadores independentes. Para eles, fazer um jogo ter um grande alcance somente por milagre. E parece que foi isso que aconteceu com um dos títulos mais subestimados e inventivos de 2025. Estamos falando de Bionic Bay.

Na verdade, o game só ganhou vida graças a uma interação no Reddit, mostrando que até mesmo um “alô” online pode ser o pontapé inicial para algo histórico.

Bionic Bay tem uma mecânica de troca inovadora e um sistema de física realista. Quando combinados, eles oferecem um novo jeito de interagir com o ambiente, desde mudar a gravidade, trocar de lugar com objetos e adversários e se movimentar, defender ou atacar. Mas tome cuidado para não se queimar, quebrar, congelar, explodir ou vaporizar no processo.

O jogo tem uma atmosfera sombria e repleta de ficção científica. Acompanha um cientista explorando um local devastado após o experimento de uma empresa dar errado. Usando alta flexibilidade e uma mecânica como teletransporte, o solitário protagonista precisa buscar respostas em um mundo que, a todo custo, quer o assassinar.

Prove sua capacidade em corridas cronometradas contra os “fantasmas” de outros jogadores, deixe os adversários comendo poeira e conquiste o topo da classificação. Use os recursos do jogo que permitem criar seu próprio cientista e esbanje estilo para ser reconhecido facilmente. E acima de tudo, não repouse nos louros – o modo Online é atualizado regularmente com novos eventos.

Post no Reddit deu vida a Bionic Bay

Apesar do tom despótico de seu gameplay e narrativa, Bionic Bay ganhou vida de maneira amigável: os desenvolvedores por trás do jogo se conheceram após uma interação no Reddit e começaram a trabalhar juntos em 2019. Juhana Myllys, desenvolvedor solo do estúdio Mureena, contou a história em entrevista ao Voxel.

“Alguns anos atrás, me deparei com uma mecânica de jogo fascinante em uma publicação no Reddit”, explicou o desenvolvedor. “Na época, eu ainda estava nos estágios iniciais do planejamento do meu próximo jogo, e imediatamente me ocorreu que a mecânica mostrada no vídeo poderia ser a essência dele.”

O clipe foi compartilhado por Xiao-Fong Huang, estudante de ciência da computação de Taiwan, que trabalhava em um projeto de jogo que viria a se tornar Bionic Bay. “Entramos em contato, começamos a trocar ideias e decidimos nos unir para desenvolver um game juntos”, explicou Myllys.

Segundo o desenvolvedor, uma das mecânicas que mais deu trabalho para a dupla de desenvolvedores foi a troca de gravidade, que consegue ser simples e complexa ao mesmo tempo.

“A mecânica em si é bastante simples, mas projetar níveis em torno dela acabou sendo um grande desafio”, explicou Myllys. Você pode basicamente girar o mundo inteiro ao seu redor, então, naturalmente, uma ferramenta como essa pode quebrar quase qualquer ideia em um nível”.

Segundo o desenvolvedor, foi um grande desafio criar certas partes sem que tudo pudesse ser quebrado no resultado final. “Era muito trabalhoso garantir que os jogadores não quebrassem os conceitos básicos do design dos níveis, ao mesmo tempo, em que garantia que tivessem liberdade suficiente para serem criativos.”

Jorge Roberto Wright
Jorge Roberto Wright
Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais.

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