Kenta Sato, diretor de programação de Mario Kart World, durante uma entrevista a Ask the Developer Vol. 18, publicada pela Nintendo, revelou que o game estava sendo planejado originalmente para sair no Switch, antes de o desenvolvimento ser migrado para Switch 2 em 2020.
“Quando estávamos desenvolvendo para o Nintendo Switch, era difícil incorporar tudo o que queríamos, então estávamos sempre conscientes do que estávamos abrindo mão de algo em troca”, explicou (via VGC). “Discutimos coisas como reduzir o visual, diminuir a resolução e até consideramos reduzir a taxa de quadros para 30 fps em alguns casos. Foi uma situação difícil.”
O diretor disse que o desenvolvimento de Mario Kart World começou aproximadamente quando Mario Kart 8 Deluxe saiu para Switch. A decisão de transferir o jogo para Switch 2 foi tomada em 2020, há cinco anos.
Segundo o produtor Kosuke Yabuki, o projeto começou a ser testado ainda em março de 2017, durante o desenvolvimento de Mario Kart 8 Deluxe. A ideia inicial era lançar o novo título para o Switch 1.
Porém, ao longo dos anos, a equipe resolveu caminhar por um novo rumo. Segundo Yabuki, Mario Kart 8 Deluxe foi o ponto de aperfeiçoamento da fórmula que vinha sendo seguida há 25 anos.
Do Switch original ao Switch 2
Quando os desenvolvedores perceberam as limitações técnicas do primeiro console em suportar o mundo vasto e interconectado que planejavam, fizeram a mudança para Switch 2 ocorreu em 2020.
Kenta Sato relatou que havia preocupação com a possibilidade de manter 60 quadros por segundo mesmo com a escala do novo mundo. “Uma vez que decidimos lançar o jogo no Switch 2, esperamos que nossas preocupações desaparecessem de uma vez só”.
O novo título não apenas interliga as pistas de forma contínua, como também introduz o modo Free Roam, permitindo que os jogadores percorram livremente o mundo de jogo. Por isso, o número de participantes por corrida foi ampliado de 12 para 24 jogadores.