Em The Alters, da 11 Bit Studios, a sobrevivência de Jan Dolski em um planeta distante depende de uma dança delicada com os recursos disponíveis. Embora não seja tão implacável quanto outros títulos do estúdio, o jogo ainda pode te pegar desprevenido com escassez crítica ou excedentes que travam seu progresso.
Manter o equilíbrio é a chave, e cada recurso tem seu momento de brilhar dependendo do que você precisa construir. Este guia vai te ajudar a entender os fundamentos e planejar cada dia com confiança nas areias hostis desse mundo alienígena.
Como encontrar recursos
A maior parte dos recursos básicos, Metais, Metais Enriquecidos, Orgânicos e Minerais, vem de Postos Avançados. Esses postos são criados na Oficina, posicionados sobre Depósitos Profundos e conectados à Base por Pilões. Mas antes, você precisa escanear o terreno. Depósitos Profundos aparecem como áreas sombreadas no mapa, mesmo sem o ponto exato identificado.
Equipado com o Scanner Poligonal, coloque sondas no chão formando triângulos. Ajuste a câmera para observar as cores: azul indica que você está longe, enquanto vermelho mostra que está próximo, quanto mais escuro, melhor a localização.
Ao achar o ponto ideal, as sondas restantes são recolhidas automaticamente, permitindo construir um Posto. Depósitos mais avançados, especialmente no fim do jogo, podem estar bloqueados por Anomalias ou terrenos difíceis, exigindo criatividade para acessá-los.
Além disso, pequenos recursos espalhados pelo mapa e Depósitos Rasos, que podem ser extraídos uma vez sem Posto, oferecem quantidades limitadas. Para completar a missão, porém, os Depósitos Profundos são sua aposta principal.
Leia+: The Alters: Conheça todas as Anomalias e como destruí-las
Conectando postos com pilões
Os Postos só funcionam quando ligados à Base por Pilões, que têm um alcance de 45 metros, incluindo elevação. Use colinas e falésias para contornar obstáculos, uma tática útil especialmente em áreas mais complexas do jogo. Comece a praticar essa estratégia cedo para facilitar o acesso.
Extração nos postos

Os Postos não operam sozinhos, alguém precisa manejá-los. Você pode fazê-lo pessoalmente ou enviar um Alter, que corre um pequeno risco de se ferir. Apesar disso, a raridade dos recursos torna o risco aceitável.
Mais tarde, pesquisar Postos Automatizados, que produzem uma quantidade fixa diária, é uma opção, mas exige Amostras Planetárias e um investimento alto. Avalie se vale a pena.
Todos os recursos e seus usos
Cada recurso tem um propósito específico, e dominá-los é essencial para o sucesso.
- Metais: Extraídos de Postos ou encontrados ao explorar, ocupam 1 unidade de armazenamento. São a base para a maioria das construções e módulos, destacados por veias vermelhas no mapa.
- Orgânicos: Obtidos em Postos, explorando (veias azuis e gêiseres de gás) ou reciclados, ocupam 1 unidade, mas vão para um tanque separado. Usados em crafting, módulos e combustível no fim de cada Ato.
- Metais Enriquecidos: Extraídos de Postos (veias amarelas, áreas radioativas), ocupam 1 unidade e são refinados em Metais ou Orgânicos na Refinaria.
- Minerais: Coletados em Postos ou explorando (veias roxas), ocupam 1 unidade e servem para crafting avançado e módulos.
- Polímeros: Craftados na Refinaria no Ato 1 (4 unidades), usados para Âncoras de Ponte sobre o Rio de Lava. Descarte extras após o Ato 1, pois perdem utilidade.
- Rapidium: Extraído de Postos ou encontrado (refração prismática), ocupa 2 unidades e é vital para criar Alters e Arcas de Rapidium.
- Mush: Feito de Orgânicos na Cozinha (4 unidades), é a comida básica para a tripulação — melhor que nada, mas ocupa espaço.
- Comida Crua: Colhida na Estufa ou produzida em Fazendas de Alimentos (5 unidades), precisa ser cozida na Cozinha antes de comer.
- Comida Cozida: Preparada na Cozinha a partir de Comida Crua (0,5 unidade), alimenta a tripulação com um leve aumento de humor.
- ALX: Coletado ao destruir Anomalias com o Luminator (1 unidade), é refinado em Metais, Orgânicos ou Minerais na Refinaria após pesquisa específica.