Os jogos na maioria das vezes nos conquistam a partir de momentos épicos e gameplay acelerado. Mas assim como acontece com séries, filmes e animes, também nos games nos deparamos com cenas tristes e mortes que aumentam as emoções da história do jogo.
Muitas vezes, o jogador se vê obrigado a matar chefões, superar fases difíceis e conhecer bem a trama. Neste texto, selecionamos 10 mortes mais tristes que já aconteceram nos games.
Lee Everett (The Walking Dead: Season 1)

Em The Walking Dead: The Telltale Series, a história de Lee Everett termina tragicamente. Após suportar várias mordidas de zumbis, seu destino é deixado à escolha do jogador. Você terá que decidir se Clementine deve atirar em Lee ou deixá-lo se transformar, tornando a despedida ainda mais dolorosa.
Lee Everett é um dos protagonistas da série de videogame The Walking Dead da Telltale, estreando como o protagonista jogável da primeira temporada. Ele tinha 37 anos quando estreou.
Ele tem a tarefa de proteger uma garota chamada Clementine no meio de um apocalipse zumbi, Lee se alia a vários outros personagens e grupos. Ao criar o personagem, a Telltale trabalhou com realismo em mente, colocando forte ênfase nele como uma figura parental para Clementine.
John Marston (Red Dead Redemption)

No jogo Red Dead Redemption, John está a procura de redenção, no entanto, ele é morto pelos mesmos, agentes da autoridade que estavam ajudando a prender seus ex-companheiros de gangue — na esperança de que os crimes que cometeu no passado fossem compensados.
Após tentar deixar a vida de fora da lei para trás e proteger sua família, John é traído pelo governo e encurralado por um pelotão de soldados.
Vesemir (The Witcher 3: Wild Hunt)

Vesemir morre durante uma batalha importante em The Witcher 3 contra a Caçada Selvagem, com a participação dos principais personagens do jogo. Em suas últimas falas, ele parecia saber que sua morte seria importante para o desenvolvimento de Ciri.
Sua morte tem um grande peso emocional, pois ele era como um pai para Geralt e para os outros bruxos da Escola do Lobo.
Mordin Solus (Mass Effect 3)

Mordin, o brilhante cientista Salariano, se sacrifica para garantir a liberação da cura para a Genophage, um ato que redime seu passado e demonstra seu crescimento como personagem.
Para a maioria, Mordin se sacrifica para curar o genófago, a doença que afeta os Krogan famintos por guerra há séculos. Mas é, de fato, possível evitar que Mordin morra e tê-lo como um trunfo de guerra contra os Reapers. Várias coisas devem ser feitas em todos os três jogos para atender aos critérios de salvar a vida de Mordin.
Zack Fair (Crisis Core: Final Fantasy VII)

O final de Crisis Core estava anteriormente entre os mais memoráveis de qualquer jogo da franquia Final Fantasy devido aos seus trágicos momentos finais. Após proteger o comatoso Cloud por algum tempo, Zack se vê confrontado por uma série aparentemente infinita de tropas Shinra, e ele morre defendendo Cloud.
Crisis Core Reunion configurou o FF7 Remake ao mostrar como Zack passou a Buster Sword para Cloud, com suas últimas palavras de que Cloud deveria viver sua vida por ambos.
Thane Krios (Mass Effect 3)

Thane Krios é um assassino drell, que dizem ser o mais habilidoso da galáxia. Ao contrário da maioria dos assassinos, que preferem atirar em seus alvos à distância, Thane prefere chegar perto e matar seu alvo pessoalmente, utilizando uma mistura de furtividade, armas de fogo, combate corpo a corpo e habilidades bióticas .
O assassino arrependido Thane Krios enfrenta sua morte devido a uma doença terminal. Sua cena final, onde ele ora ao lado do Comandante Shepard, é uma das mais tocantes da série Mass Effect.
Arthur Morgan (Red Dead Redemption 2)

Arthur Morgan morre, e os jogadores assumem o controle de John Marston, do primeiro RDR. A morte de Arthur Morgan pode ser dada de duas maneiras: ele tanto pode sucumbir à doença (com mais pontos de Honra) quanto ser assassinado (com menos pontos de Honra).
A maneira como NPCs se lembrarão do personagem variará conforme o nível de Honra conquistado pelos jogadores enquanto controlavam Arthur Morgan.
Aerith Gainsborough (Final Fantasy VII)

Durante a jornada para salvar o planeta, os jogadores se apegam profundamente a Aerith, uma personagem carismática e cheia de esperança.
A morte de Aerith Gainsborough Final Fantasy VII, acontece pelas mãos de Sephiroth, é um momento inesperado e brutal que nos deixa em choque. O impacto da morte de Aerith reside na sua natureza inesperada e na conexão emocional que os jogadores desenvolvem com ela ao longo do jogo.
Após desenvolver um laço forte com Cloud, ela é assassinada por Sephiroth enquanto rezava para deter Meteor.
Joel Miller (The Last of Us Part II)

Joel é morto em The Last of Us Part II (2020) por uma mulher chamada Abby, cujo pai ele assassinou no primeiro jogo, levando Ellie a buscar vingança. A morte de Joel é impactante porque ele é um personagem amado por muitos jogadores, que acompanharam sua jornada e sua luta para proteger Ellie.
The Boss (Metal Gear Solid 3: Snake Eater)

Snake se vê forçado a matar sua mentora e figura materna, The Boss, descobrindo depois que ela era, na verdade, uma heroína que sacrificou sua honra pelo bem do mundo. Este é um dos momentos mais tristes para os jogadores.
Ela tinha uma relação profunda com Snake. Quando ele a mata, fica sabendo depois, os sacrifícios que ela fizera para o bem do mundo.