Conheça 9 jogos que foram banidos no Brasil

Publicado:

Muitos jogos fizeram e fazem enorme sucesso no Brasil, temos títulos mais atuais como The Last Of Us, Call Of Duty ou mesmo os mais clássicos como Pac-Man, Donkey Kong, entre tantos outros jogos dos mais diferentes tipos para as mais diferentes plataformas.

No entanto, um fato que até que hoje em dia acontece com menos frequência é a proibição de alguns jogos que fazem enorme sucesso. A proibição acontecia por diversos motivos, desde jogos que diziam fazer apologia ao crime até a violência gratuita de alguns títulos.

Como relembrar é viver, decidimos trazer alguns jogos que fizeram um enorme sucesso no Brasil e no mundo, mas que acabaram sendo completamente banidos por aqui em terras tupiniquins.

Bully

Imagem reprodução

O clássico jogo da Rockstar Games, a criadora de GTA foi banido no Brasil em 2008 pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, o motivo da proibição foi “incitar violência a professores, humilhação e ser nocivo para crianças e adolescentes.

O famoso jogo de PlayStation 2 mostrava o colegial Jimmy em situações um tanto quanto controversas com alunos e professores da Bullworth Academy, o jogo foi tão polêmico que foi banido em vários países do mundo.

Counter Strike

Imagem reprodução

Pois é, possivelmente o FPS (Firt-Person Shooter) mais famoso do mundo, Counter Strike chegou a ser banido no Brasil no início dos anos 2000. Originado de uma modificação de Half Life, o grande problema veio com o mapa CS_RIO.

Isso porque o mapa CS_RIO era ambientado nas favelas do Rio de Janeiro, e foi banido por ser considerado uma apologia ao crime. O banimento foi considerado algo bem polêmico, mas posteriormente a proibição do jogo foi revogada.

EverQuest

Imagem reprodução

Um dos títulos responsáveis pelo grande sucesso do MMORPG, EverQuest lançado em 1999, chegou a ser proibido no Brasil. A proibição em terras brasileiras aconteceu mesmo sem a distribuição oficial no Brasil.

A justificativa para se banirem EverQuest no Brasil é de que o game poderia causar um desvirtuamento psicológico, já que as missões podiam envolver escolhas morais. A proibição aconteceu em 2008.

Grand Theft Auto IV – DLC “The Ballad of Gay Tony”

Imagem reprodução

Originalmente tendo sido lançado em 2008, Grand Theft Auto IV teve algumas expansões, uma delas era a chamada “The Ballad of Gay Tony”. No entanto, o jogo foi banido no Brasil por direitos autorais ligados à música “Bota o dedinho pro Alto” que está presente na expansão. No entanto, a proibição durou pouco tempo.

Mortal Kombat

Imagem reprodução

Mortal Kombat foi proibido no Brasil pelo Ministério da Justiça após o trágico acidente ocorrido no Shopping Morumbi em 1999. Na ocasião, um estudante de medicina abriu fogo em uma sala de cinema, resultando na morte de três pessoas e ferindo outras cinco.

As investigações revelaram que o autor do ataque era fã de jogos violentos, incluindo Mortal Kombat, o que acabou levando as autoridades do país a banirem o jogo de ser vendido.

Duke Nukem 3D, Doom, Postal e Blood

Duke Nukem 3D – Imagem reprodução

Duke Nukem 3D, Doom, Postal e Blood foram banidos no mesmo ano e na mesma época que Mortal Kombat, após o trágico massacre no cinema do Shopping Morumbi. Isso porque, após o massacre, o Ministério da Justiça optou pelo banimento temporário de jogos com conteúdos considerados violentos.

A justificativa para o banimento estava relacionada à possível influência desses jogos no comportamento do atirador, fã de jogos violentos. Naquela época, o debate se intensificou sobre a possibilidade dos games considerados violentos terem capacidade ou não de influenciar os jovens a se tornarem mais violentos.

Ricardo Junior
Ricardo Juniorhttps://guildmaster.com.br
Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país

Mais recentes

Relacionados