Às vezes, uma pegadinha de 1º de abril pode se tornar “realidade” para algumas pessoas. A vítima da brincadeira foi o Free Fire, jogo de FPS da Garena. Durante essa semana, rumores davam conta que o jogo, supostamente, encerraria suas operações no país.
Muitos players caíram na pegadinha e ficaram surpresos com a informação. Mas calma, nada disso é verdade, o jogo não vai deixar o país, tudo não passou de uma pegadinha de 1º de abril (conhecido como o dia da mentira). A confusão ficou maior porque logo a mentira se espalhou e deu a entender que a informação era verdadeira.
A Mentira
Não sabemos, até agora, qual foi a fonte que espalhou que o Free Fire deixaria o Brasil. Porém, a mentira sobre o falso banimento foi disseminada a partir de um vídeo do influencer de Free Fire displayrj nas redes sociais Instagram, Threads e TikTok.
O influencer postou um vídeo na terça-feira, 1º de abril, comentando uma suposta notícia com um recorte falso do site Globo Esporte com a notícia: “Garena anuncia o desligamento do Free Fire no Brasil”. Para a informação parecer verdadeira, ele faz um cometário que participará de uma reunião sobre o encerramento do game. O que muita gente não percebeu é que o displayrj estava fazendo uma pegadinha com os fãs do jogo.
Free Fire é um jogo eletrônico mobile de ação-aventura do gênero Battle Royale, criado pela desenvolvedora vietnamita 111dots Studio e publicado pela Garena. O jogo obteve um beta aberto em novembro de 2017 e foi lançado oficialmente para Android e iOS em 4 de dezembro de 2017, se tornando uma dos mais populares no país.
Para começar a jogar, é necessário criar uma conta pessoal, na qual você pode escolher se deseja criar uma conta própria do jogo ou se deseja conectar-se com alguma rede social, como o Facebook. Após efetuar o login, o jogador deve configurar seu perfil e explorar o jogo afim de obter conhecimento sobre a jogabilidade. O jogador inicia uma partida clicando no botão “Modo Clássico” ou “Partida Ranqueada”.
O Battle Royale Free Fire é um dos games mais populares no Brasil e foi o jogo mais baixado no mundo em 2024. Seu sucesso é pelo fato de funcionar em quase qualquer smartphone, sem exigir configurações potentes.
No Brasil, existem diversos campeonatos, como a Copa Free Fire, Free Fire World Series Brasil e outras. Além disso, há times profissionais de Free Fire eSports como o Fluxo, INTZ, paiN Gaming, LOUD.