Em The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered, a missão Espiões (Spies) é uma etapa crucial da campanha principal, cheia de intriga e ação. Depois de escoltar Martin, o herdeiro do rei, até o Templo do Mestre das Nuvens (Cloud Ruler Temple), você descobre que algo estranho está acontecendo.
Preocupado com a segurança de Martin, você recebe a tarefa de caçar dois agentes da Mythic Dawn que estão espreitando em Bruma. Essa missão é direta, mas exige um pouco de paciência e timing.
A missão Espiões é curta, direta e cheia de momentos legais, de caçar Jearl na runestone ao confronto com Saveri no porão. Ela mistura investigação, furtividade e combate, sendo perfeita pra qualquer estilo de jogo, seja você um Guerreiro tankando golpes ou um Assassino atacando nas sombras.
Com o feitiço Clarividência e um pouco de atenção aos horários, você termina rapidinho e segue pro próximo capítulo da sua saga em Cyrodiil.
Visão geral da Missão Espiões
A missão Espiões começa logo após você levar Martin ao Templo do Mestre das Nuvens, no arco principal da história. Seu objetivo é localizar e eliminar dois agentes da Mythic Dawn, Jearl e Saveri Faram, que estão espionando o templo.
A missão acontece em Bruma, leva cerca de 10 minutos e é parte da campanha principal. Pra facilitar, use o feitiço Clarividência (Clairvoyance), que destaca o caminho até o próximo objetivo no mapa. Vamos aos passos!
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Como iniciar a Missão e encontrar Jearl

Tudo começa no Templo do Mestre das Nuvens. Converse com Jauffre, o líder dos Lâminas (Blades), e ele te alerta sobre atividades suspeitas.
Fale também com os capitães do templo, como Capitão Steffan, que menciona uma suspeita: Jearl, uma cidadã de Bruma, foi vista perto de uma runestone (um círculo de pedras tipo Stonehenge) ao entardecer. O local aparece como um waypoint no seu mapa, então é fácil achar.
Como encontrar Jearl:
- Espere o entardecer: Jearl só aparece na runestone depois das 18h (6 PM). Use a função de espera (tecla T no PC ou no menu de descanso) pra adiantar o tempo até o pôr do sol.
- Vá até a runestone: Saia do templo e siga o waypoint, que fica logo ao norte, fora das muralhas de Bruma. A área é aberta, com pedras grandes e um visual místico.
- Confronte Jearl: Assim que você chega, Jearl te vê e ataca imediatamente, sem papo. Ela é uma inimiga de nível baixo (ajustado ao seu nível), então não é difícil derrotá-la. Use armas corpo a corpo (como uma espada de aço), arcos ou feitiços de Destruição (ex.: Flare).
Dica: Se você for furtivo (ex.: classe Assassino), use Furtividade pra um ataque surpresa com bônus de dano.
- Coletar itens: Após derrotá-la, pegue dois itens cruciais no corpo dela: a Chave de Jearl (Jearl’s Key) e a Chave do Porão (Basement Key). Eles são essenciais pra próxima etapa.
Alternativa: Se você não quiser esperar até o entardecer, vá direto pra casa de Jearl, perto do Portão Leste de Bruma (te falo mais sobre ela abaixo). Tentar arrombar a porta com Segurança (Lockpicking) pode fazer Jearl aparecer e te atacar. Derrote-a, pegue as chaves e siga em frente.
Reportar ao Capitão Burd
Com Jearl fora do caminho, volte ao Templo do Mestre das Nuvens e fale com o Capitão Burd, um dos Lâminas. Escolha a opção de diálogo “Espiões” pra contar que um dos soldados era um traidor.
Burd te dá um mandado de busca (search warrant), que permite entrar na casa de Jearl em Bruma sem problemas com a guarda. Essa é sua deixa pra investigar mais a fundo os planos da Mythic Dawn.
Investigar a casa de Jearl
A casa de Jearl fica perto do Portão Leste de Bruma, à direita da entrada do Templo do Mestre das Nuvens. Se estiver perdido, use o feitiço Clarividência pra traçar o caminho. A chave que você pegou de Jearl abre a porta principal, então entre sem medo.
O que fazer na casa:
- Acesse o porão: Dentro da casa, procure uma porta de alçapão (bulkhead door) no chão, atrás da mesa de jantar. Use a Chave do Porão pra abri-la.
- Pegue a carta: No porão, você encontra uma mesa com uma carta chamada Ordens de Jearl (Jearl’s Orders). Leia-a pra descobrir o nome do segundo espião, Saveri Faram, e os planos da Mythic Dawn de atacar Martin. A carta não diz onde Saveri está, mas é a pista que você precisa.
- Volte a Jauffre: Leve as Ordens de Jearl até Jauffre no templo. Ele te parabeniza, mas avisa que o trabalho não acabou – você precisa encontrar e eliminar Saveri, a parte mais complicada da missão.
Como encontrar e derrotar Saveri Faram
Localizar Saveri Faram, o segundo espião, exige um pouco de timing ou investigação. Aqui vão as duas formas de achá-la:
Método 1: Espere na casa de Jearl:
- Volte à casa de Jearl entre 5h e 6h da manhã (use a função de espera pra ajustar o horário). Durante esse período, Saveri pode aparecer dentro da casa.
- Quando ela surgir, ataque imediatamente – ela é hostil e não dá chance pra conversa. Saveri é um pouco mais forte que Jearl, mas nada que uma build decente (como Spellsword ou Assassino) não tire de letra. Use feitiços, armas ou furtividade pra acabar com ela rápido.
- Dica: Fique no porão ou perto da entrada pra garantir que ela não escape. O feitiço Clarividência pode ajudar a confirmar se ela está na casa.
Método 2: Fale com o mendigo:
- Se Saveri não aparecer, procure Jorck, o Exilado (Jorck the Outcast), um mendigo que fica à esquerda da casa de Jearl, perto da residência de Arnora.
- Pergunte sobre “um estranho na cidade”. Jorck pode dizer que não sabe de nada, mas suborne-o com 5 ouro (escolha a opção de diálogo de suborno). Ele revela que viu uma figura suspeita entrando na casa de Jearl.
- Volte à casa entre 5h e 6h e enfrente Saveri como descrito acima.
Nota: O método da espera é mais rápido, mas falar com Jorck adiciona um toque de investigação e é útil se o spawn de Saveri buggar (raro, mas pode acontecer). Após derrotar Saveri, a missão está concluída!
Dicas pra completar a Missão
- Use Clarividência: O feitiço (aprendido na Guilda dos Magos ou comprado em lojas) é um GPS mágico que aponta o próximo objetivo. Perfeito pra achar a runestone ou a casa de Jearl.
- Prepare-se pro combate: Mesmo sendo inimigos de nível baixo, Jearl e Saveri podem te pegar desprevenido. Leve poções de cura ou feitiços de Restaurar (Restoration) e use armaduras adequadas (ex.: armadura de couro pra classes furtivas).
- Horários são cruciais: Respeite os horários (18h pra Jearl, 5h-6h pra Saveri) pra evitar espera desnecessária. Ajuste o relógio do jogo com a função de descanso.
- Furtividade é sua amiga: Se jogar com classes como Assassino ou Ladrão, use Furtividade pra ataques críticos (até 6x de dano com arcos) e elimine os espiões sem tomar dano.