Os jogadores estavam insatisfeitos com a Riot Games, desenvolvedora de League of Legends, quando ela fez um anúncio incomum, que dizia que seria feita uma censura ao personagem Gragas e suas referências ao álcool. Na verdade, os fãs não entenderam o motivo da mudança, já que o personagem existe há cerca de 15 anos.
Segundo a Riot Games, a mudança visava atender aos requisitos para que o jogo fosse acessível a todas as idades em diversos países. Mas a comunidade gamer não engoliu essa história e questionou a decisão. O que não faltaram foram críticas à decisão da empresa, isso porque a alteração seria aplicada globalmente, e não apenas nos países específicos.
Desistindo da censura
Andrei van Roon, chefe do League Studio, anunciou que algumas dessas mudanças serão revertidas. Segundo ele, existe a necessidade de fazer algumas atualizações referente a descrição da habilidade (remover ‘empoderado bêbado’ e ajustar ‘beber cerveja’).
“Ei pessoal, fizemos mais algumas pesquisas sobre as mudanças no nome da habilidade Gragas. Parece que podemos ser mais leves nos ajustes gerais e, ao mesmo tempo, estar conforme a UE”.
“Precisamos atualizar a descrição da habilidade (remover ‘empoderado bêbado’ e ajustar ‘beber cerveja’). Também precisamos ajustar um pouco a biografia no cliente. Não precisamos mudar o nome da habilidade ou sua biografia no Universo, então vamos manter ‘Drunken Rage’ e sua biografia geral”, escreveu van Roon em um post no X/Twitter.
A censura tem sido um assunto muito delicado na indústria de jogos nos últimos 10 anos ou mais. Muitas vezes, os desenvolvedores tentam ser claros e sinceros sobre por que as mudanças estão acontecendo, mas as decisões acabam frustrando a comunidade de um jogo.
O personagem Gragas foi adicionado pela primeira vez à League of Legends em 2010 e logo conquistou fãs ao redor do mundo. O que mais chama a atenção é o fato de Gragas ter uma paixão forte por cerveja. Além de consumir cerveja, ele também gosta de fazer a bebida.
Pelo post de van Roon, parece que os desenvolvedores precisam ter um pouco de cuidado com o fraseado, mas parece que nada está realmente mudando no que diz respeito ao personagem.