Melhores armas para todos os personagens em Clair Obscur: Expedition 33

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Tá jogando Clair Obscur: Expedition 33 e quer turbinar seus personagens com as melhores armas pra dominar os combates por turnos? Cada membro do Expedition 33 tem um tipo de arma único, e escolher a arma certa pode maximizar atributos, sinergias com Pictos e habilidades, além de explorar fraquezas dos inimigos.

Vou detalhar as melhores armas pra cada personagem, listar todas as opções disponíveis e explicar como fazer upgrade nas armas.

Melhores armas do Expedition 33

Cada personagem tem uma arma que brilha, seja pelo dano base, escalonamento de atributos ou efeitos passivos que combinam com o estilo de jogo deles. Aqui estão as melhores escolhas, corrigidas e atualizadas com base nas informações mais recentes:

Gustave: Lanceram

  • Por que é a melhor: Lanceram é ideal pra Gustave no início do jogo, com ótimo escalonamento de atributos e poder base. Seu elemento Physical é versátil contra a maioria dos inimigos, e ela ajuda a subir rápido os ranks de Perfection, essencial pro estilo de Gustave.
  • Detalhes: No nível 4, a Perfection não cai abaixo de Rank C. No nível 10, ataques base dão quatro Perfection, e no nível 20, parries dão dois Perfection ao invés de um, facilitando chegar ao Rank S pra triplicar o dano com Paradigm Shift.

Lune: Scaverim

  • Por que é a melhor: Scaverim é perfeita pra Lune, com passivas que aumentam o dano massivamente. Ela gera Dark Stains, que aumentam o dano de habilidades em 50% por Stain. Você pode consumir um Stain pra um ataque base com 200% de dano ou juntar quatro Stains pra um ataque de habilidade com 300% de dano.
  • Detalhes: No nível 20, com quatro Dark Stains, qualquer habilidade causa 300% mais dano. A desvantagem é que os slots limitados de Lune podem dificultar o uso de efeitos opcionais de habilidades, mas o dano compensa.

Maelle: Barrier Breaker

  • Por que é a melhor: Barrier Breaker é a escolha ideal pra Maelle contra inimigos com escudos. Ela quebra todos os escudos de um inimigo marcado com um golpe, transferindo-os pra Maelle, e deixa o inimigo vulnerável pra um ataque na Virtuouse Stance no próximo turno.
  • Detalhes: No nível 20, acertar um inimigo marcado quebra todos os escudos dele. É menos eficaz contra inimigos sem escudo, mas o poder base e escalonamento compensam. Tissenum é uma boa alternativa pra Maelle focada em Break.

Sciel: Blizzon

  • Por que é a melhor: Blizzon garante acertos críticos sempre que Sciel tem pelo menos uma Moon Charge ativa. Ataques base geram Moon Charges, e cada uma aumenta o dano em 25%. É perfeita pra aumentar rápido o poder de ataque de Sciel.
  • Detalhes: No nível 20, o aumento de dano por Moon Charge faz dela uma máquina de críticos. Porém, Sciel leva dano dobrado com Blizzon, então cuidado contra inimigos fortes. Não é ideal pra builds focadas em Sun Skills.

Verso: Lanceram

  • Por que é a melhor: Assim como pra Gustave, Lanceram é a melhor pra Verso. Ela impede que a Perfection caia abaixo de Rank C, dando uma vantagem inicial pra usar Paradigm Shift, acumular AP e chegar ao Rank S rapidamente, triplicando o dano.
  • Detalhes: No nível 20, parries e ataques base dão Perfection extra, mas no late game, Contorso pode ser melhor pra Verso focado em Break Skills (como Perfect Break).

Monoco: Nusaro

  • Por que é a melhor: Nusaro dá controle total sobre a Bestial Wheel de Monoco, mas exige habilidade em parries e esquivas. Um parry avança a roda, enquanto levar dano reseta ela, então você precisa de reflexos rápidos.
  • Detalhes: No nível 20, Nusaro dá +1 AP por troca de máscara e 30% mais dano a todas as habilidades upadas, equilibrando dano e utilidade.

Leia+: Guia para iniciantes de Clair Obscur: Expedition 33

Todas as armas do Clair Obscur: Expedition 33

Aqui está a lista completa de armas pra todos os personagens, com os atributos corrigidos e efeitos de cada nível. Os ranks (S, A, B, C, D) indicam o escalonamento dos atributos (Vitality, Defense, Agility, Luck).

Gustave e Verso

Gustave
Imagem de Divulgação

Abysseram (Elemento: None, Vitality: B, Defense: C)

  • Nível 4: 50% mais dano em Rank D, sem aumento em outros ranks.
  • Nível 10: 50% mais dano base.
  • Nível 20: Em Rank D, recupera 20% de HP com ataques base.

Blodam (Elemento: Light, Defense: C, Agility: B)

  • Nível 4: Perfection agora se baseia na vida atual. Ganha um rank a cada 20% de vida perdida.
  • Nível 10: 20% mais dano Light com habilidades.
  • Nível 20: +1 AP ao subir de rank.

Confuso (Elemento: Light, Agility: C, Luck: B)

  • Nível 4: Dano Light pode causar Burn em acertos críticos.
  • Nível 10: Aplica três Burn ao invés de Mark.
  • Nível 20: Aumenta dano de Burn em 50% por rank, até 300% em Rank S.

Contorso (Elemento: Lightning, Defense: C, Agility: B)

  • Nível 4: Troca pra Rank S ao quebrar. Ataques base podem quebrar.
  • Nível 10: 100% de chance de crítico em Rank S.
  • Nível 20: Acertos críticos ativam um ataque de Lightning.

Cruleram (Elemento: Ice, Defense: C, Luck: D)

  • Nível 4: Não perde rank ao levar dano de inimigos Powerless.
  • Nível 10: +1 Perfection ao acertar inimigos Powerless.
  • Nível 20: Aplica Powerless em contra-ataques.

Delaram (Elemento: Light, Vitality: C, Luck: B)

  • Nível 4: Inicia batalha em Rank B, mas com 50% de HP.
  • Nível 10: Recupera 15% de HP com ataques base.
  • Nível 20: Aplica Powerful em Rank B.

Demoram (Elemento: Light, Defense: C, Agility: B)

  • Nível 4: Usar uma Light Skill aumenta o dano da próxima Sick física em 50% (e vice-versa).
  • Nível 10: 20% mais dano físico com habilidades.
  • Nível 20: Dano Light com habilidade recupera 3% de HP.

Dualiso (Elemento: Lightning, Vitality: B, Defense: C)

  • Nível 4: Joga de novo após um ataque base.
  • Nível 10: 50% mais dano base.
  • Nível 20: Ataques base dão quatro Perfection.

Gautleram (Elemento: Earth, Agility: B, Luck: C)

  • Nível 4: Ao ser acertado, perde um Perfection a menos.
  • Nível 10: Aplica Rush em Rank S.
  • Nível 20: Ganha dois Perfection no início do turno.

Glaceso (Elemento: Ice, Defense: C, Luck: B)

  • Nível 4: +1 Perfection em acertos críticos.
  • Nível 10: Cura 2% de HP ao acertar um crítico.
  • Nível 20: Contra-ataques são sempre críticos.

Lanceram (Elemento: Physical, Vitality: C, Ag #ility: D)

  • Nível 4: Rank não cai abaixo de C.
  • Nível 10: Ataques base dão quatro Perfection.
  • Nível 20: Parries dão dois Perfection ao invés de um.

Liteso (Elemento: Physical, Defense: B, Agility: C)

  • Nível 4: Ataques base consomem todos os escudos pra causar 100% mais dano por escudo.
  • Nível 10: +1 escudo em contra-ataques.
  • Nível 20: Ataques base dão quatro Perfection.

Noahram (Elemento: Physical, Vitality: C)

  • Nível 4: Nenhuma passiva.

Sakaram (Elemento: Physical, Agility: B, Luck: C)

  • Nível 4: Não perde Perfection e dano não aumenta com Rank.
  • Nível 10: 50% mais dano base.
  • Nível 20: Ataques base dão quatro Perfection.

Sireso (Elemento: Physical, Vitality: B, Agility: C)

  • Nível 4: Bônus de dano de Perfection se aplica a aliados com metade da vida. Dano ósseo não afeta Verso.
  • Nível 10: Perfection ganha aumenta em um se Verso for Powerful.
  • Nível 20: Habilidades de suporte custam 1 AP a menos.

Verleso (Elemento: Light, Vitality: C, Luck: B)

  • Nível 4: Nenhuma passiva.

Lune

Lune
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Benisim (Elemento: Earth, Vitality: B, Defense: C)

  • Nível 4: Habilidades de cura custam 1 AP a menos.
  • Nível 10: Gera um Earth Stain no início de cada turno.
  • Nível 20: Recupera instantaneamente ao usar Stains com habilidades de cura.

Chapelim (Elemento: Earth, Defense: C, Agility: B)

  • Nível 4: 30% mais dano de Break por Earth Stain.
  • Nível 10: Ganha 9 AP ao quebrar um inimigo.
  • Nível 20: Gera um Earth Stain no início de cada turno.

Colim (Elemento: Light, Vitality: B, Agility: C)

  • Nível 4: 50% de chance de gerar um Light Stain ao usar Stains.
  • Nível 10: +1 AP ao usar um Light Stain.
  • Nível 20: 20% mais dano com habilidades por Light Stain ativa.

Deminerim (Elemento: Lightning, Agility: C, Luck: B)

  • Nível 4: Habilidades Lightning custam 1 AP a menos.
  • Nível 10: 20% mais dano Lightning com habilidades.
  • Nível 20: Inicia batalha com um Fire Stain.

Elerim (Elemento: Earth, Vitality: B, Defense: C)

  • Nível 4: Usar um Earth Stain aplica um escudo pra si.
  • N level 10: 20% mais dano Earth com habilidades.
  • Nível 20: Ataques base geram um Earth Stain.

Lighterim (Elemento: Fire, Defense: D, Agility: C)

  • Nível 4: Habilidades Fire custam 1 AP a menos.
  • Nível 10: 20% mais dano Fire com habilidades.
  • Nível 20: Inicia batalha com um Ice Stain.

Lunerim (Elemento: Fire, Vitality: D, Luck: C)

  • Nível 4: Nenhuma passiva.

Potterim (Elemento: Ice, Defense: C, Agility: B)

  • Nível 4: Habilidades de cura geram um Light Stain extra.
  • Nível 10: Usar um Light Stain aplica Slow a um inimigo aleatório.
  • Nível 20: Ataques base geram um Light Stain.

Saperim (Elemento: Lightning, Defense: B, Luck: C)

  • Nível 4: Usar um ataque gradient gera um Light Stain extra.
  • Nível 10: Quando um Fire Stain é gerado, um Lightning Stain também é gerado, uma vez por turno.
  • Nível 20: Ataques gradient e contra-ataques causam 50% mais dano.

Scaverim (Elemento: Dark, Vitality: B, Agility: C)

  • Nível 4: 50% de chance de gerar um Dark Stain ao usar Stains. 50% mais dano com habilidades por Dark Stain ativo.
  • Nível 10: Ataques base consomem um Dark Stain pra causar 200% mais dano.
  • Nível 20: Com quatro Dark Stains ativas, qualquer habilidade causa 300% mais dano.

Trebuchim (Elemento: Lightning, Vitality: B, Luck: C)

  • Nível 4: Gera um Stain aleatório ao usar Free Aim.
  • Nível 10: +1 AP ao usar Stains.
  • Nível 20: Ataques base geram dois Stains aleatórios.

Troubadim (Elemento: Physical, Vitality: C, Defense: B)

  • Nível 4: Tiros de Free Aim causam dano extra a um alvo aleatório.
  • Nível 10: 50% mais dano com Free Aim.
  • Nível 20: Gera um Stain aleatório com Free Aim.

Maelle

Maelle
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Barrier Breaker (Elemento: Void, Defense: B, Agility: C)

  • Nível 4: Remove escudos ao acertar inimigos.
  • Nível 10: Troca pra Virtuouse Stance ao quebrar qualquer escudo.
  • Nível 20: Acertar um inimigo marcado quebra todos os escudos dele.

Battlum (Elemento: Physical, Defense: B, Luck: C)

  • Nível 4: Dobra a geração de gradient em Defensive Stance.
  • Nível 10: Se sem Stance, ataques base mudam pra Defensive Stance.
  • Nível 20: +5% de chance de carga em parry.

Brulerum (Elemento: Fire, Agility: C, Luck: B)

  • Nível 4: Acertos críticos aplicam Burn.
  • Nível 10: Ataques base aplicam dois Burn.
  • Nível 20: 100% de chance de crítico sem Stance.

Chalium (Elemento: Light, Vitality: C, Agility: B)

  • Nível 4: Em Defensive Stance, ganha um escudo por parry. Perde todos os escudos ao mudar de Stance.
  • Nível 10: 20% mais dano Light com habilidades.
  • Nível 20: 50% mais dano de contra por escudo.

Chanterum (Elemento: Fire, Agility: C, Luck: B)

  • Nível 4: No início do turno, se sem Stance, muda pra Offensive Stance.
  • Nível 10: Habilidades Fire custam 1 AP a menos.
  • Nível 20: +1 escudo ao mudar pra Offensive Stance.

Clierum (Elemento: Lightning, Defense: C, Agility: B)

  • Nível 4: Acertos críticos com habilidades dão 2 AP, uma vez por turno.
  • Nível 10: 20% mais dano Lightning com habilidades.
  • Nível 20: -50% de chance de crítico em Offensive Stance.

Glaisum (Elemento: Physical, Defense: B, Agility: C)

  • Nível 4: Aliados recuperam 20% de HP ao mudar pra Virtuouse Stance.
  • Nível 10: Ganha escudo ao sair de Virtuouse Stance.
  • Nível 20: Limpa status ao mudar pra Virtuouse Stance.

Lithum (Elemento: Void, Agility: B, Luck: A)

  • Nível 4: Em Virtuouse Stance, acertar um inimigo marcado não remove Mark.
  • Nível 10: Troca pra Virtuouse Stance em contra-ataques.
  • Nível 20: Ganha escudo ao sair de Virtuouse Stance.

Maellum (Elemento: Physical, Vitality: C)

  • Nível 4: Nenhuma passiva.

Melarum (Elemento: Physical, Vitality: B, Luck: C)

  • Nível 4: Aliados recuperam 20% de HP ao mudar pra Virtuouse Stance.
  • Nível 10: Aplica escudo se a vida estiver acima de 50%.
  • Nível 20: Muda pra Virtuouse Stance se a vida cair abaixo de 50%.

Plunum (Elemento: Ice, Defense: C, Luck: B)

  • Nível 4: No início do turno, se sem Stance, muda pra Defensive Stance.
  • Nível 10: Em Defensive Stance, dobra dano de Break.
  • Nível 20: Habilidades custam 1 AP a menos.

Sekarum (Elemento: None, Vitality: B, Agility: C)

  • Nível 4: Muda pra Virtuouse Stance ao quebrar qualquer escudo.
  • Nível 10: Tiros de Free Aim quebram dois escudos.
  • Nível 20: Em Virtuouse Stance, dano perfura escudos.

Stalum (Elemento: Fire, Defense: B, Luck: C)

  • Nível 4: Aplica Burn no início do turno.
  • Nível 10: Ataques base aplicam dois Burn.
  • Nível 20: Em Defensive Stance, cura no lugar de Burn.

Tissenum (Elemento: Earth, Vitality: C, Agility: B)

  • Nível 4: Em Defensive Stance, dobra dano de Break.
  • Nível 10: Ganha 9 AP ao quebrar um inimigo.
  • Nível 20: Quebrar um inimigo causa alto dano Earth.

Vermum (Elemento: None, Vitality: C, Luck: B)

  • Nível 4: Se sem Stance, ataques base mudam pra Offensive Stance.
  • Nível 10: Contra-ataques aplicam Defenseless.
  • Nível 20: -50% de chance de crítico em Offensive Stance.

Sciel

Sciel
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Blizzon (Elemento: Ice, Luck: A)

  • Nível 4: Com pelo menos uma Moon Charge ativa, Moon Skills são sempre críticos, mas dano recebido é dobrado.
  • Nível 10: 25% mais dano por Moon Charge.
  • Nível 20: Ataques base geram uma Moon Charge.

Bourgolon (Elemento: Light, Vitality: C, Agility: B)

  • Nível 4: Usar Foretell aplica dois Burn em Sun Charge.
  • Nível 10: 100% mais dano Burn em Twilight.
  • Nível 20: Sun Skills geram uma Moon Charge extra.

Chation (Elemento: Dark, Vitality: C, Luck: B)

  • Nível 4: Sun Skills aplicam 10 Foretell, mas dano recebido é dobrado.
  • Nível 10: Ataques base geram uma Moon Charge e consomem todo Foretell pra aplicar Burn.
  • Nível 20: 100% mais dano Burn em Twilight.

Corderon (Elemento: Dark, Defense: C, Luck: C)

  • Nível 4: Inicia batalha com Curse.
  • Nível 10: Reseta duração de Curse com Twilight.
  • Nível 20: Joga de novo ao entrar em Twilight.

Direton (Elemento: Earth, Defense: C, Agility: B)

  • Nível 4: +1 AP por Moon Charge no início do turno.
  • Nível 10: Ataques base geram uma Moon Charge.
  • Nível 20: Ataques base consomem todo AP, aplicam um Foretell por AP e 50% mais dano por AP consumido.

Lusteson (Elemento: Dark, Vitality: B, Agility: C)

  • Nível 10: Aplica Mark ao usar Foretell.
  • Nível 20: 20% mais dano Dark com habilidades.

Ramasson (Elemento: Physical, Vitality: C, Luck: B)

  • Nível 4: Consome uma Moon Charge no início do turno pra recuperar 20% de HP de cada aliado.
  • Nível 10: Ataques base geram uma Moon Charge.
  • Nível 20: Moon Skills geram uma Moon Charge extra.

Rangeson (Elemento: Dark, Defense: C, Agility: B)

  • Nível 4: Recupera 5% de HP por Foretell aplicado.
  • Nível 10: Habilidades de cura custam 1 AP a menos.
  • Nível 20: 30% mais eficiência de cura por Moon Charge. Ataques base aplicam um Moon Charge.

Sadon (Elemento: Light, Defense: C, Agility: B)

  • Nível 4: No início do turno, ganha um escudo se tiver pelo menos uma Sun Charge ativa.
  • Nível 10: Aplica cinco Foretell em inimigos que quebram escudos.
  • Nível 20: +2 Sun Charges em contra-ataques.

Scieleson (Elemento: Physical, Agility: B, Luck: C)

  • Nível 4: Nenhuma passiva.

Tisseron (Elemento: Lightning, Defense: C, Agility: B)

  • Nível 4: Prolonga Twilight em um turno ao usar uma Moon Skill. -50% de dano Twilight ao usar Sun Skills.
  • Nível 10: Duração de Twilight aumenta em um turno.
  • Nível 20: Joga de novo ao entrar em Twilight.

Monoco

Monoco
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Ballaro (Elemento: Light, Defense: C, Agility: B)

  • Nível 4: Inverte a ordem da Bestial Wheel.
  • Nível 10: Usar uma habilidade upada dá 1 AP a todos os aliados.
  • Nível 20: Máscaras dão 2 AP a todos os aliados.

Boucharo (Elemento: Fire, Agility: C, Luck: B)

  • Nível 4: Inicia batalha na Agile Mask.
  • Nível 10: Agile Mask aplica Rush por três turnos.
  • Nível 20: 50% mais chance de crítico na Agile Mask.

Fragaro (Elemento: Lightning, Defense: B, Luck: A)

  • Nível 4: Free Aim gira a Bestial Wheel aleatoriamente.
  • Nível 10: Free Aim causa 100% mais dano com todas as Masks, exceto Almighty.
  • Nível 20: 100% de chance de crítico na Almighty Mask.

Monocaro (Elemento: Physical, Defense: B, Luck: C)

  • Nível 4: Inicia batalha na Balanced Mask.
  • Nível 10: Balanced Mask aplica Powerful por três turnos.
  • Nível 20: Acertos críticos causam 30% mais dano na Balanced Mask.

Nusaro (Elemento: Dark, Vitality: C, Agility: B)

  • Nível 4: Parries avançam a Bestial Wheel em um. Levar dano reseta a Bestial Wheel.
  • Nível 10: Habilidades upadas causam 30% mais dano.
  • Nível 20: +1 AP ao trocar de máscara.

Como fazer upgrade nas armas em Clair Obscur

Você pode melhorar suas armas a qualquer momento no acampamento depois de recrutar o Curator em The Manor. Fale com o Curator e use Chroma Catalysts pra fazer os upgrades.

  • Benefícios do Upgrade: Melhorar armas aumenta o poder de ataque e o escalonamento de atributos, mantendo armas iniciais viáveis por mais tempo. Também é a melhor forma de fortalecer armas poderosas do late game, desbloqueando novos efeitos passivos em níveis mais altos.
  • Materiais Necessários: Upgrades custam Chroma Catalysts, e níveis mais altos exigem cristais de maior raridade. Você encontra cristais comuns explorando, enquanto os raros vêm de recompensas por derrotar inimigos fortes.

Lista de Materiais:

  • Chroma Catalyst: Upgrades até o nível 3.
  • Polished Chroma Catalyst: Upgrades até o nível 9.
  • Resplendent Chroma Catalyst: Upgrades até o nível 19.
  • Grandiose Chroma Catalyst: Upgrades até o nível 32.
  • Perfect Chroma Catalyst: Upgrades até o nível 33.

Dica: Priorize upar as armas principais dos seus personagens (como Lanceram pra Gustave e Verso, ou Scaverim pra Lune) pra maximizar o impacto dos efeitos passivos nos níveis 10 e 20.

Dicas finais pra escolher e upar armas

  • Sinergia com Builds: Escolha armas que combinem com o estilo de jogo do personagem. Lanceram é ótima pra Gustave e Verso focados em Perfection, enquanto Scaverim é ideal pra Lune que usa habilidades de dano massivo.
  • Elementos e Inimigos: Aproveite fraquezas elementais – Scaverim (Dark) é ótima contra inimigos fracos a Dark, e Blizzon (Ice) brilha contra quem é vulnerável a Ice.
  • Gerencie Recursos: Guarde Chroma Catalysts raros pras armas que você mais usa, já que os custos aumentam bastante nos níveis mais altos.
GM Max
GM Max
Bacharel em Sistemas de Informação pela IMEPAC, trabalha na área de TI há mais de 7 anos, Analista de Sistemas.

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