A Netflix está entrando com força total no mundo dos games, a empresa já redefiniu seu foco, deixando de lado os consoles de mesa, para no futuro investir firme em games para celulares. O novo chefe da divisão da companhia, Alan Tascan, durante uma entrevista para o site The Game Business, disse que a companhia quer ser um “destino certeiro para famílias” e oferecer experiências que possam ser aproveitadas usando smartphones como controles. Segundo ele, o interesse da Netflix é investir em projetos que misturem diferentes tipos de mídias e que tenham foco em propriedades intelectuais famosas.
A entrevista aconteceu após uma apresentação da Netflix em São Francisco. Naquele momento, o executivo compartilhou sua visão sobre como os fãs de games poderão jogar seus jogos favoritos futuramente.
Ao ser perguntado se a empresa de streaming iria apostar em consoles, Tescan não pensou duas vezes ao responder que não tem tanta certeza se os jogadores mais jovens estão interessados no que algo como um PlayStation 6 pode trazer.
Netflix afirma que jovens não ligam para consoles
Parece que a intenção da Netflix em deixar de lado os consoles partiu do momento em que observou que as crianças entre 8 e 10 anos preferem jogar atualmente. A empresa parece ter certeza de que os jovens não preferem o PlayStation 6. As crianças dos tempos atuais estão mais focadas em telas que nem sempre estão na sala.
“[Quando se trata de] consoles, começamos a olhar para o futuro onde a plataforma é agnóstica”, explicou. “Olhe para a geração mais jovem. Crianças de oito e dez anos sonham em ter um PlayStation 6? Não tenho certeza. Elas querem interagir com qualquer tela digital, seja ela qual for, onde quer que esteja, até mesmo no carro. Com o console, você está pensando em alta definição, está pensando no controle […] Se olharmos para este modelo mais antigo, acho que ele vai nos restringir,” disse Tescan.
Tascan também afirma que o streaming tem algumas vantagens competitivas, como um vasto catálogo de obras e uma boa rede de distribuição. Ele também insiste que, enquanto a companhia continua encontrando seu caminho, ela vai permanecer no mercado de games pelo longo prazo — e que seu compromisso com “entreter o mundo” é realmente sério.
No entanto, Tascan disse ao The Game Business que gosta de consoles, considerando o Wii como seu favorito. Antes de trabalhar na Netflix, ele esteve em locais como Electronic Arts, Ubisoft e Epic Games.
“Sou muito vigoroso sobre reduzir o atrito e eliminá-lo se pudermos”, disse Tascan ao The Game Business. “Vejo que a assinatura também é atrito. Talvez um bom atrito porque faz sentido comercial, mas ainda assim fizemos o teste de eliminar a assinatura para [o jogo para celular] Squid Game: Unleashed. E podemos fazer outros testes.”
“Mas o outro atrito é ter controles suficientes para a família. Ter um hardware que pode ser caro, esse é outro atrito. Esperar o download de um jogo, esse é outro atrito. Estou [olhando para] todos os obstáculos e perguntando se podemos reduzi-los ao máximo possível.”