Dentre vários jogos, se existe um jogo que possuí uma comunidade dedicada e apaixonada, sem dúvidas é o RPG de Dungeons & Dragons Neverwinter Nights, que permitiu que o jogo continuasse após 23 anos.
A comunidade, agora com apoio da Wizards of the Coast, recebeu um grato presente, uma nova expansão oficial. O autor e desenvolvedor do RPG, Luke Schull lançou Doom of Icewind Dale, o primeiro ato de uma campanha sequencial para o jogo.
Uma nova aventura para os jogadores

Ambientado alguns anos após os eventos da campanha original de Neverwinter Nights, Doom of Icewind Dale oferecerá aos jogadores cerca de 10 a 15 horas de missões para os personagens de nível intermediário e avançado.
A expansão utiliza regras da Terceira Edição de Dungeons & Dragons. No caso, a trama se desenrola na gelada e bem perigosa região de Icewind Dale, que é conhecida por tanto por ameaças quanto por ser um polo dos aventureiros.
Outra novidade da expansão está relacionada a novos monstros, retratos, trilha sonora e uma introdução narrada que ajudará a ambientar ainda mais a jornada dos jogadores.
Originalmente planejado para ser um mod gratuito, Doom of Icewind Dale teve seu escopo expandido graças ao suporte da Wizards of the Coast e do Patreon. A expansão faz parte de uma nova saga chamada The Blades of Netheril, que promete uma campanha extensa e repleta de exploração.
Os jogadores podem adquirir Doom of Icewind Dale junto com a Edição Aprimorada de Neverwinter Nights no Steam e GOG. Além disso, existem rumores de que Neverwinter Nights 2 também possa receber um tratamento parecido num futuro próximo.
Neverwinter Nights e sua comunidade
Neverwinter Nights, lançado pela BioWare sempre teve uma proposta inovadora, já que oferece uma experiência multiplayer cooperativa, além de um robusto Aurora Toolset, que permite aos jogadores criarem suas próprias campanhas.
Além das campanhas originais e expansões oficiais, o jogo se tornou o lar para vários mundos persistentes, que funcionam como os MMOs administrados pelos próprios jogadores e continuam ativos.
A flexibilidade da ferramenta de criação de cenários resultou em uma grande biblioteca de aventuras criadas pelos próprios fãs, que incluem campanhas de grande escala como Swordflight e The Aielund Saga, comparadas à trilogia original de Baldur’s Gate, em relação à profundidade e escopo.