Os 5 jogos indie mais aclamados da última década

Publicado:

Agora ficou muito mais fácil jogar no cenário digital, onde os jogos estão facilmente disponíveis para lançamento em várias plataformas. Não existem tantas barreiras como antes para a entrada de novos participantes. Jogos indie estão chegando mais facilmente em plataformas como Steam ou Nintendo Switch, atingindo o público instantaneamente, em comparação com a era dos jogos físicos que vinha com muitos custos e barreiras de publicação. Neste texto, selecionamos 5 jogos indie mais aclamados da última década que você precisa jogar ainda hoje.

Celeste – Metacritic 92

Celeste
Imagem de Divulgação

Celeste é um jogo eletrônico de plataforma de 2018 desenvolvido e publicado pelo estúdio independente Maddy Makes Games. É estrelado pela personagem Madeline, uma jovem com ansiedade e depressão que se esforça para escalar a Montanha Celeste. Durante a escalada, ela encontra vários personagens, incluindo uma personificação de sua insegurança, que a comunidade batizou de Badeline, que tenta impedi-la de chegar ao cume da montanha.

Celeste recebeu uma pontuação Metacritic de 92, com 37 críticas creditadas para a versão Nintendo Switch do jogo. Celeste recebeu muitas indicações para prêmios e levou para casa muitos, incluindo The Game Award de Melhor Jogo Independente, D.I.C.E. Award de Jogo de Ação do Ano e várias outras homenagens.

Celeste se passa em uma versão fictícia da Montanha Celeste contendo várias áreas. É aparentemente mal-assombrada, abrigando muitas ocorrências estranhas. A protagonista, uma jovem chamada Madeline, decide escalar a montanha para desafiar sua ansiedade, persistindo teimosamente até chegar ao cume.

Ao chegar à base da montanha, ela conhece uma senhora idosa chamada Granny, que a avisa para não escalá-la. Após ignorar seu conselho, Madeline encontra uma cidade abandonada onde conhece Theo, um viajante obcecado por mídias sociais de Seattle. Celeste é uma história de autoaceitação e perseverança justaposta à própria jogabilidade.

Inside – Metacritic 93

Inside
Imagem de Divulgação

Inside é o sucessor espiritual do título aclamado pela crítica Limbo. Desenvolvido e publicado pela Playdead em 2016 no Xbox One, PC, PlayStation 4 e Nintendo Switch em 2018. A história do jogo segue um garoto atraído para o centro de um projeto sinistro, e sua jogabilidade combina plataforma e quebra-cabeças de forma magistral.

Durante seu lançamento original, Inside recebeu uma pontuação Metacritic de 93 no Xbox One com base em 92 análises separadas. Recebeu vários elogios e prêmios, incluindo vários prêmios no The Game Awards, D.I.C.E. e BAFTA.

Semelhante ao Limbo, a morte e o morrer não são uma limitação para a progressão do jogo, pois você reaparecerá continuamente no último ponto de verificação. Inside tem vários finais, o que ao longo dos anos levou a muitas especulações e teorias em torno da tradição do jogo.

Undertale – Metacritic 93

Undertale
Imagem de Divulgação

Undertale foi lançado em 2015 no PC e também para PlayStation 4 em 2017, Nintendo Switch em 2018 e Xbox One em 2021. Foi desenvolvido e publicado por Toby Fox quase inteiramente de forma independente. Undertale teve um bom desempenho em todas as plataformas, com a classificação mais alta de 93 no Metacritic para a versão Nintendo Switch do jogo. Undertale foi indicado a vários prêmios importantes de jogos e ganhou um punhado ao longo dos anos.

Undertale é um RPG que leva você ao subsolo após cair do mundo acima. A progressão envolve completar missões, resolver quebra-cabeças e explorar o subsolo. Inevitavelmente, você encontrará vários monstros ao longo da narrativa que o deixarão decidir se quer fazer amizade, matar ou fugir deles. 

Essas decisões terão ramificações para o enredo do final do jogo. O fato de haver vários finais diferentes, com base em como você joga o jogo, torna Undertale altamente reproduzível.

Hades – Metacritic 93

Hades
Imagem de Divulgação

Hades foi lançado recentemente para os consoles e chegou para ficar no topo. O roguelike da Supergiant Games conquistou as melhores notas da crítica e figura como o jogo mais bem pontuado para os consoles de nova geração. No Metacritic, o título é o mais bem avaliado, tanto no PlayStation 5 quanto no Xbox Series.

Os jogadores controlam Zagreus, o filho de Hades, enquanto ele tenta escapar do Submundo para alcançar o Monte Olimpo, às vezes auxiliado por bênçãos que os outros Olimpianos lhe concedem. Cada corrida contém uma série aleatória de salas povoadas com inimigos e recompensas.

Disco Elysium – Metacritic 97

Disco Elysium
Imagem de Divulgação

Disco Elysium é um dos RPGs mais bem recebidos dos últimos tempos. Foi originalmente lançado para PC e Nintendo Switch em 2020 e para PS4/PS5, Xbox One e Xbox X/S em 2021. A história do jogo segue um detetive acordando de uma confusão absoluta na noite anterior, que o deixa com uma ressaca cruel e sem memória de si mesmo ou da investigação de assassinato da qual ele faz parte ativamente. Ao resolver o mistério principal do assassinato e juntar os eventos, você terá muitas missões secundárias que também oferecerão uma rica experiência de construção de mundo e desenvolvimento de personagem sobre como o protagonista se tornou quem ele é.

Jorge Roberto Wright
Jorge Roberto Wright
Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais.

Mais recentes

Relacionados