Muitos jogadores ficaram nervosos quando souberam da aquisição surpresa da Niantic, desenvolvedora de Pokémon GO, pela Scopely. O medo deles é que poderiam acontecer ajustes significativos no game. No entanto, o estúdio quer que os fãs saibam que não está fazendo ajustes significativos na experiência.
Ultimamente se tornaram comuns as aquisições na indústria de videogames, à medida que as editoras procuram contratar desenvolvedores de sucesso para explorar um fluxo de receita potencialmente lucrativo.
Durante uma reunião geral entre as duas empresas, a Niantic fez promessas aos funcionários de que o Pokémon GO “não sofrerá grandes mudanças sob a influência da Scopely”. Segundo à Eurogamer, a Scopely facilitará o desenvolvimento contínuo do jogo, observando que continuará a se basear no jogo para celular de grande sucesso.
Também houve a promessa de que a Scopely não “desligará” o Pokémon GO, mas não houve nenhuma palavra sobre se a mudança afetará o modelo de monetização do jogo.
A empresa tem uma reputação de monetização agressiva
Um mundo dos games veio abaixo quando surgiram as notícias de que a Scopely estava finalizando um acordo para adquirir a Niantic por US$ 3,5 bilhões. Logo, os jogadores ficaram preocupados, principalmente o que o acordo poderia significar para o Pokémon Go. Eles estão apreensivos em relação ao portfólio de jogos para celular da Scopely, que inclui grandes sucessos como Monopoly Go! e Marvel Strike Force, motivo está no fato da empresa ter uma reputação de monetização agressiva e microtransações.
O Pokémon GO já apresenta muitas maneiras de gastar dinheiro, mas em comparação com os produtos da Scopely, é muito mais generoso com o que oferece aos jogadores gratuitamente.
Segundo a Eurogamer, desde o seu lançamento, o Pokémon GO tem ocupado consistentemente uma posição nas paradas de jogos para celular mais vendidos, então é lógico que a Niantic não deve ajustar nada que possa afetar esse sucesso.
O que conforta os jogadores é o fato do jogo manter seu generoso sistema de recompensas que oferece aos usuários uma riqueza de conteúdo gratuitamente.