A Remedy parece ter aprendido a lição, após o lançamento Alan Wake 2, jogo que custou à indústria €70 milhões (cerca de US$ 80 milhões). O game levou mais de um ano para se pagar, tornando-se lucrativo apenas no começo de 2025, quando alcançou 2 milhões de cópias vendidas.
A indústria não quer passar por sufoco na sua saúde financeira, por isso, para o seu próximo grande projeto, Control 2, ela espera manter as finanças estáveis. O novo jogo terá um orçamento menor que o de Alan Wake 2.
Tero Virtala, CEO da Remedy, diz que aprendeu a lição e acredita que pode criar um ótimo jogo gastando menos. Segundo ele, a partir de Control 2, o objetivo da Remedy é ter um orçamento de €50 milhões (cerca de US$ 56 milhões). Para Virtala é possível criar ótimos jogos com esse novo orçamento. “Acredito que podemos criar excelentes jogos”.
Novo orçamento
Esse novo orçamento para os seus jogos também representa uma mudança de filosofia para o estúdio. Tero Virtala afirma que as mudanças vão ajudar a empresa a sair do estado de “sobrevivência para o sucesso”. Para ele, mantendo o padrão de vendas com o novo orçamento, o estúdio conseguirá alcançar um “ponto de equilíbrio por jogo”. Mas mesmo com metas mais contidas, a meta principal é entregar uma experiência excelente — sem depender de vendas astronômicas.
Control 2 é um futuro RPG de ação desenvolvido e publicado pela Remedy Entertainment. É uma sequência do jogo Control, de 2019, e está programado para ser lançado para PlayStation 5, Windows e Xbox Series X/S .
O jogo entrou em produção total em fevereiro de 2025, o que pode causar uma demora no lançamento de Control 2. Ao mesmo tempo, a equipe está trabalhando em um remake de Max Payne 1&2, que está sendo feito em parceria com a Take Two.