SAG-AFTRA desaprova Darth Vader com voz gerada por IA em Fortnite

Publicado:

Uso da inteligência artificial em dublagem de séries, filmes e jogos vem causando o maior burburinho no meio artístico. No mundo dos games, uma decisão da empresa Epic Games gerou reclamações. O jogo Fortnite, em uma de suas atualizações, adicionou o personagem Darth Vader com voz de inteligência artificial (IA).

Essa versão do lendário vilão permite que os jogadores interajam com o personagem por meio de comandos de voz, recebendo respostas geradas por IA que replicam a voz icônica de James Earl Jones, com a autorização de sua família, enquanto a Disney e a Lucasfilm participaram do projeto.

Sindicato insatisfeito

Só que isso acabou gerando um desconforto, despertando a fúria do sindicato SAG-AFTRA, que entrou com uma ação de prática trabalhista injusta contra a Epic pelo uso de IA na voz de Darth Vader em Fortnite.

O sindicato fez um comunicado onde diz que substituir o trabalho de intérpretes humanos por tecnologia de inteligência artificial, sem antes ter negociado com a entidade os termos adequados, não foi correto.

“A empresa de Fortnite optou por substituir o trabalho de intérpretes humanos por tecnologia de inteligência artificial. Infelizmente, fizeram isso sem nos notificar previamente sobre essa intenção e sem negociar conosco os termos adequados. Por esse motivo, apresentamos uma denúncia por prática trabalhista desleal”.

A polêmica surgiu com o lançamento da nova temporada de Fortnite, que introduziu um chatbot de Darth Vader. A IA usa a voz digitalizada de Jones, com autorização da família do ator. Mesmo com o aval, o sindicato afirma que a prática ameaça direitos coletivos de negociação.

Porém, existe uma cláusula afirmando que a morte de um ator significa o término de sua filiação ao sindicato, o que foi o que de fato aconteceu com James Earl Jones. O ator faleceu em setembro de 2024.

A Epic ainda não respondeu publicamente às acusações. O SAG-AFTRA permanece em greve desde o ano passado, quando não conseguiu chegar a um acordo sobre o uso de IA com estúdios de jogos. 

Jorge Roberto Wright
Jorge Roberto Wright
Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais.

Mais recentes

Relacionados