Parece que a inteligência artificial também invadiu o mundo dos games, conforme revelado por Akihiro Hino, CEO da Level-5. Segundo ele, quase 90% dos códigos dos jogos atualmente já são escritos usando ferramentas de IA. Ele afirma que é essencial ter um senso de estética para conseguir se destacar do resto.
“Embora eu também trabalhe ativamente como desenvolvedor, recentemente me peguei pensando que a tecnologia de IA está invadindo o mundo criativo.
Atualmente, cerca de 80 a 90% dos códigos são escritos por IA e, em seguida, corrigidos e finalizados por programadores humanos. Em outras palavras, isso significa que, atualmente, cerca de 80 a 90% dos jogos são feitos por IA.
E não se limita à programação – a tecnologia de IA está invadindo a arte, a música e até mesmo o design de jogos em larga escala. Sem mencionar que já está se tornando senso comum no mundo criativo confiar no poder da IA para aumentar a eficiência no trabalho.
É por isso que acredito que o “senso de estética” é uma habilidade necessária para desenvolvedores de jogos”.
Para Hino, os novos desenvolvedores precisarão se especializar no uso de IA ao mesmo tempo que conseguem distinguir seus jogos do restante.
Uma nova fase
A Level-5 tem investido ativamente em soluções baseadas em IA. Entre as ferramentas já adotadas pela empresa estão o Stable Diffusion (para geração de recursos visuais), ChatGPT (para criação de personagens e diálogos) e o sintetizador de voz VOICEVOX (para protótipos de falas).
Hino acredita em uma nova oportunidade, onde uma nova era em que eficiência e criatividade caminham lado a lado. Porém, ele lembra que é preciso ser guiado por mãos humanas experientes.