Os jogadores que ainda guardam seus discos antigos da era Xbox 360 (ou até do primeiro Xbox) já podem começar a se animar. Não é promessa oficial ainda, mas a Microsoft está claramente preparando terreno para o que está chamando de “a próxima evolução” da retrocompatibilidade no Xbox. Sim, pode parecer distante, mas tudo indica que o futuro dos jogos antigos está mais perto do que nunca.
Mas o que isso quer dizer exatamente? Vamos por partes.
Uma nova fase para jogos antigos… e atuais também
A novidade veio à tona através de uma vaga de emprego publicada em maio de 2025, revelando que a Microsoft está em busca de um engenheiro sênior para trabalhar em soluções de emulação escaláveis e seguras. Mas não é só isso. A descrição do cargo fala explicitamente em contribuir para “a próxima evolução da compatibilidade de jogos no Xbox”.
Ou seja: não estamos falando apenas de emular jogos do passado, mas sim de criar uma estrutura que garanta que os jogos de hoje funcionem no hardware de amanhã. Essa é a essência da divisão de preservação de jogos da Microsoft, criada em 2024 com foco em proteger os títulos da atualidade para as futuras gerações.
Mas isso significa que jogos clássicos ficarão de fora? Não exatamente. Apesar de o foco principal ser o futuro, essa mesma tecnologia pode permitir que jogos antigos ganhem nova vida nas próximas plataformas. Mas, por enquanto, essa não é a prioridade declarada pela empresa.
Retrocompatibilidade + nuvem + PC: um Xbox cada vez mais amplo
Outro detalhe que vale destaque: segundo informações do jornalista Jez Corden, o próximo console da família Xbox deve funcionar quase como um PC disfarçado. A ideia é oferecer uma experiência unificada entre Xbox e Windows, com um SDK comum que facilitaria o trabalho dos desenvolvedores. Mas isso não é tudo.
A expansão do Xbox Cloud Gaming também entra na equação. Desde novembro de 2024, a Microsoft passou a permitir que jogos adquiridos pelo usuário sejam transmitidos diretamente pela nuvem. Emulação e nuvem andam bem juntas, e isso fortalece ainda mais o conceito do “tudo é Xbox”, lema da empresa desde a campanha “This is an Xbox” lançada em 2024.
Mas é bom lembrar: toda essa estrutura é pensada para manter jogos acessíveis mesmo com as constantes mudanças de hardware. Em vez de pensar em plataformas isoladas, a Microsoft está investindo em um ecossistema onde o conteúdo é mais importante que o console em si.
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Mas quando isso vai virar realidade no XBOX?
Essa é a pergunta de um milhão de dólares (ou de vários jogos comprados em promoções da Store). A Microsoft não deu datas, nem prometeu retrocompatibilidade universal. Mas o simples fato de contratar profissionais para desenvolver esse novo sistema mostra que o tema está mais vivo do que nunca nos bastidores.
Mas o mais interessante é perceber como a ideia de retrocompatibilidade evoluiu. Antes, significava apenas jogar títulos antigos no console atual. Agora, significa garantir que qualquer jogo comprado hoje rode daqui a 10 anos, seja na nuvem, no PC ou num novo Xbox.
Então, se você tem uma biblioteca digital recheada ou um carinho especial por algum jogo mais antigo, fique tranquilo. Pode demorar, mas a Microsoft está trabalhando (e muito) para que nada disso seja perdido.
Porque jogar o novo é bom, mas reviver o velho com tecnologia nova é melhor ainda.