A comunidade de Xenoblade Chronicles está em polvorosa. Xenoblade Chronicles X, aquele RPG de mundo aberto lançado originalmente para o Wii U em 2015, pode estar prestes a ganhar uma nova vida — e melhor ainda: com desempenho turbinado, gráficos otimizados e quem sabe até 60 fps — mas… será mesmo?
O rumor começou a circular com força após novas movimentações da Monolith Soft, desenvolvedora da série, combinadas com especulações sobre o aguardado Nintendo Switch 2. Mas calma: ainda não há uma confirmação oficial da Big N sobre a existência de uma Definitive Edition de Xenoblade Chronicles X. Mas… o histórico recente da empresa e algumas declarações de desenvolvedores reacenderam a esperança dos fãs.
Um clássico injustiçado (mas amado por quem jogou)
Xenoblade Chronicles X sempre foi um jogo grandioso, mas que acabou preso em uma plataforma de baixíssima penetração. O Wii U pode não ter sido o maior sucesso da Nintendo, mas… serviu como lar de vários títulos incríveis — e X é um dos mais ambiciosos da geração. Seu mundo gigantesco, sistema de combate dinâmico e a possibilidade de pilotar mechas (os Skells) marcaram época.
Mas… o jogo nunca foi portado oficialmente para o Switch, mesmo com os relançamentos dos demais títulos da série. Xenoblade Chronicles: Definitive Edition saiu com melhorias gráficas e de desempenho. Xenoblade Chronicles 2 e 3 foram otimizados para o console híbrido. Só X ficou de fora — e os fãs nunca engoliram isso.
Switch 2 a caminho e um possível novo fôlego
Com o Switch 2 (ainda sem nome oficial) ganhando força nos bastidores, vários estúdios parceiros estão trabalhando em ports otimizados de grandes títulos para a nova geração da Nintendo. A informação veio direto de fontes confiáveis ligadas à indústria, como Digital Foundry e Bloomberg, que relataram que o hardware da próxima geração da Nintendo já está nas mãos de alguns desenvolvedores desde 2023.
E o que isso tem a ver com Xenoblade Chronicles X? Bom, tudo. Porque se a Monolith Soft tiver mesmo acesso antecipado ao novo console — o que é bem provável, considerando a forte relação com a Nintendo —, faz todo o sentido um relançamento da aventura de Mira com visuais aprimorados, resolução 4K (em modo dock) e sim, rodando a 60 fps. Mas… é claro, tudo depende da escolha da engine, da otimização e de como a Nintendo vai querer posicionar seus títulos no novo hardware.
O que os desenvolvedores de Xenoblade já disseram sobre o port?
Em entrevistas anteriores, integrantes da equipe da Monolith Soft comentaram que um port de Xenoblade X não seria “impossível”, mas sim “trabalhoso”. A estrutura do jogo, pensada para o Wii U com duas telas, teria que ser adaptada. Mas… com a tecnologia atual e uma base sólida como a do Switch 2, essa limitação pode estar com os dias contados.
Veja mais:
- Desenvolvedor de GTA 6 critica jogos de mundo aberto “causam fadiga”
- Assassin’s Creed Shadows ultrapassou 2 milhões de jogadores e supera lançamentos de Origins e Odyssey
- Big Rigs: Over the Road Racing chegará em breve ao Steam
- Hollow Knight: Silksong pode finalmente ser lançado
- Minecraft vai receber atualização visual que fãs pedem há anos
E os 60 fps no Switch 2 para Xenoblade? É possível?
Com base nos rumores e no salto de desempenho esperado para o Switch 2 — que, segundo fontes, chega próximo ao poder do PS4 Pro em modo portátil e até rivaliza com o PS5 em modo dock com DLSS ativo —, rodar Xenoblade Chronicles X: Definitive Edition a 60 fps não é apenas possível… é provável. Mas, de novo: depende de decisões técnicas e criativas.
Enquanto a Nintendo segue fazendo mistério, os fãs continuam especulando (e torcendo). Mas… se a história da Big N nos ensinou algo, é que quando ela resolve surpreender, é pra valer. Então, será que 2025 trará o retorno de Mira em grande estilo?